Home / Notícias / Vereador Dini cobra cumprimento da lei contra fura-fila na saúde

Vereador Dini cobra cumprimento da lei contra fura-fila na saúde

Todo paciente que aguarda atendimento na saúde tem direito de conhecer o seu lugar na fila a cada novo dia, conforme lei do vereador Fernando Dini

A cidade de Sorocaba tem uma lei de combate à prática da fura-fila nos atendimentos de saúde. Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), a lei vigora há oito anos. A regra garante que, a cada novo dia, todos conheçam os seus lugares na fila de espera pelo atendimento, para evitar que outro entre na frente. “Queremos explicações, porque não encontramos a listagem na internet. Precisamos saber onde está publicado ou por qual motivo a lei não é cumprida”, explica o vereador Fernando Dini.

Devem ser divulgadas as listas dos pacientes que aguardam por consultas de especialidades, procedimentos de diagnóstico e cirurgia na rede pública municipal. A lista precisa ser diariamente atualizada e publicada na internet, conforme prevê a lei municipal número 10.528/2013, de autoria do vereador Fernando Dini. Para garantir o sigilo dos pacientes, a relação deve conter outra identificação que não os nomes dos que aguardam pelo procedimento.

O vereador Fernando Dini criou a lei após as acusações feitas em 2012 contra outros vereadores de Sorocaba, de que estariam indicando pacientes para cortar a fila de outros. O questionamento do vereador Fernando Dini está sendo feito por meio de requerimento ao prefeito.

Veja também

Racionamento deve economizar menos água do que volume perdido pelo Saae

Água perdida pelo próprio Saae de Sorocaba na distribuição daria para abastecer o dobro da ...

Deixe uma resposta