Home / Notícias / Racionamento deve economizar menos água do que volume perdido pelo Saae
Crédito da foto: Saae de Sorocaba

Racionamento deve economizar menos água do que volume perdido pelo Saae

Água perdida pelo próprio Saae de Sorocaba na distribuição daria para abastecer o dobro da população de Votorantim

A quantidade de água tratada desperdiçada pelo Saae de Sorocaba por sua rede de distribuição à população é superior à economia que pretende atingir com o rodízio imposto a partir da noite desta segunda-feira (17). O objetivo do Saae com o rodízio é reduzir o consumo da população em 20%, mas o próprio Saae perde 36% de tudo o que trata em sua rede de distribuição. “A situação é preocupante por causa do baixo nível da represa, agora toda a população e empresas são submetidos ao rodízio enquanto um enorme volume de água pronta para o consumo é perdida pelo próprio Saae”, enfatiza o vereador Fernando Dini.

A economia de 20% pretendida com o racionamento corresponde a 400 litros de água por segundo, que é o consumo de toda a cidade de Votorantim. A cidade de Sorocaba tem a capacidade para tratar 2.500 litros de água por segundo. Logo, os 36% de toda a água tratada que o Saae perde para distribuir aos sorocabanos daria para abastecer o dobro da população de toda a cidade de Votorantim.

Ciente da situação, o vereador Fernando Dini (MDB) questiona a Prefeitura o que está sendo feito para dar ainda mais agilidade ao Programa de Controle e Redução de Perdas do próprio Saae, que visa reduzir o índice de perdas.

Fernando Dini defende consumo consciente – O vereador Fernando Dini é favorável à conscientização da população e por consequência a redução no consumo, ao evitar o desperdício.

O Saae informa que a média de consumo de água por morador é de 187 litros em Sorocaba, mais do que a média do Brasil, de 154 litros, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 110 litros.

O vereador Fernando Dini defende amplas campanhas e ações contínuas de conscientização para a preservação da água.  

A informação de que Sorocaba perde 36% de toda a água que trata é prestada pelo próprio município ao Ministério de Desenvolvimento Regional do Governo Federal e pode ser consultada por qualquer interessado no site do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, pelo endereço http://www.snis.gov.br .

A intenção de reduzir 20% do consumo com o rodízio e também que este percentual equivale ao consumo da população de Votorantim é informada pelo próprio Saae de Sorocaba.

Veja também

Fernando Dini dobra horários dos ônibus para V. Hortência e Barcelona

Atendendo às reivindicações da população, aumentam em 111% os horários aos domingos e 55% aos ...

Deixe uma resposta