Home / Notícias / Projeto de Lei do vereador Fernando Dini que pede playground inclusivo é bem recebido

Projeto de Lei do vereador Fernando Dini que pede playground inclusivo é bem recebido

O vereador Fernando Dini (PMDB) esteve reunido com o prefeito de Sorocaba Antônio Carlos Pannunzio, para quem apresentou o projeto de lei que solicita a criação de um playground inclusivo, em todas as unidades já existentes em Sorocaba.“São brinquedos que podem ser usados por crianças com e sem deficiência física, promovendo não só a acessibilidade, mas também a interação entre elas”, explica.

O prefeito demonstrou interesse no projeto e já assinalou com a realização do novo sistema de brinquedos públicos nos parques da cidade. “Ficamos feliz em ter essa contrapartida, essa atenção do prefeito em tornar esse projeto realidade. Será uma benfeitoria de tamanho imensurável, principalmente no que se refere a inclusão social”, explica.

De acordo com o projeto de lei, os brinquedos deverão ter obrigatoriamente design inclusivo, atendendo deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, de forma que as crianças possam se divertes com o máximo possível de autonomia e integração.“É uma forma de interação entre as crianças que tem como objetivo evitar qualquer tipo de discriminação ou diferença entre elas”, diz.

O sistema já é aplicado em outras cidades. Em outubro do ano passado, foi inaugurado um playground inclusivo no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.“Batizado carinhosamente de ‘Brinquedão’, o playground possui rampas com inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas”, cita o vereador. “Os brinquedos desenvolvem o equilíbrio, força e estímulos sensoriais, ajudando no desenvolvimento das crianças.”

Veja também

Onda de criminalidade faz vítimas no Jd. Cruzeiro do Sul e comunidade cobra forças de segurança e o vereador Fernando Dini

Joias, eletrônicos e outros pertences de valor foram levados das vítimas. O vereador Fernando Dini promoveu reunião ...

Deixe uma resposta