Home / Notícias / Prefeitura de Sorocaba planeja complexo esportivo para a inclusão de pessoas com deficiência

Prefeitura de Sorocaba planeja complexo esportivo para a inclusão de pessoas com deficiência

Com quase 28% da população de Sorocaba com algum tipo de deficiência, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, estão desenvolvendo ações e projetos para a inclusão dessas pessoas na sociedade a partir da prática esportiva e recreativa. Um dos primeiros projetos para o segmento foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20) pelo prefeito José Crespo para parte do seu secretariado.

O prefeito conheceu as instalações do Centro Inclusivo de Esporte e Lazer “Aluísio de Almeida” (CIEL) na Vila Santana e expor seus planos para aquele ambiente, que já desenvolve ações com deficientes e terá seu espaço e suas atividades reprogramadas para atender um público maior e de forma mais efetiva.

A inclusão de pessoas com deficiência a partir do esporte foi um dos elementos mais importantes do então candidato a prefeito nas eleições passadas e agora passou a ser prioridade da Secretaria de Esporte e Lazer e de outras áreas. Pela sua localização privilegiada e pelo trabalho já desenvolvido no CIEL, o local foi o escolhido para ser avaliado para as obras de um amplo complexo esportivo projetado especialmente para atender as necessidades dos deficientes e suas características.

As secretarias presentes: Esporte e Lazer, Igualdade e Assistência Social, Planejamento e Projetos, Comunicação e Eventos, e Conservação, Serviços e Obras, irão compor um grupo de estudos para avaliar as melhores soluções e projetos que poderão ser implementados no local.

Os técnicos da Secretaria de Planejamento já apresentaram sugestões de projetos para o complexo esportivo, contemplando, inclusive, as área de lazer com brinquedos e elementos lúdicos adaptados especialmente para as necessidades dos deficientes de diversas modalidade; física, mental, etc.

A unidade de saúde, em área contígua ao CIEL, deve ser importante ao projeto de construção do complexo de inclusão, pois, poderá servir de amparo à análise das diferentes condições físicas e disponibilidades esportivas de cada um dos futuros frequentadores do espaço.

Caberá à Secretaria de Esporte e Lazer a condução e coordenação do projeto do futuro complexo esportivo de inclusão.

Veja também

Fernando Dini aperfeiçoa regra para reduzir leis inconstitucionais em Sorocaba

Uma iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB) garante mais segurança jurídica para o processo de ...

Deixe uma resposta