Home / Notícias / Justiça mantém elefante Sandro em Sorocaba

Justiça mantém elefante Sandro em Sorocaba

O elefante Sandro permanece no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. Esta é a primeira decisão da Justiça, na Ação Civil Pública em que o Ministério Público quer a transferência do animal idoso por mais de 1.500 quilômetros, até a Chapada dos Guimarães, no Estado do Mato Grosso. O vereador Fernando Dini (MDB) promoveu uma audiência pública no início deste mês, quando ouviu todas as opiniões de especialistas favoráveis e contrários à transferência do animal. “Ficamos satisfeitos com a decisão judicial que mantém o elefante Sandro no Zoológico de Sorocaba. Ele é muito bem tratado, com alimentação balanceada, faz exames periódicos, é um idoso com mais de 50 anos de idade, cuja viagem por mais de dois dias pode ser um risco à vida”, declara o vereador.

Em decisão publicada no final da tarde da terça-feira (19), o magistrado da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Sorocaba, juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, negou o pedido de urgência (liminar) para que fosse determinada a imediata transferência do elefante Sandro para a Chapada dos Guimarães. Na decisão, o juiz manifestou que negar o pedido é o mais prudente e de menor risco ao próprio animal, do que a eventual ordem liminar de imediata transferência. O juiz considerou que não há pressupostos capazes de justificar os riscos do transporte de longa distância, ou a exposição de um animal idoso às novas condições estruturais e de manejo por ele não habituadas, que podem acarretar prejuízos à saúde e bem estar. Sobre a permanência do elefante em Sorocaba, o juiz não identificou ilegalidade, ou falta de zelo e nem maus tratos daqueles que mantêm os cuidados com o elefante no Zoológico Quinzinho de Barros.

O vereador Fernando Dini ressalta que a audiência pública por ele promovida foi comprometida com a verdade, ocasião em que ouviu todos os interessados na ida e na permanência do animal. “Chegamos à conclusão que o melhor para o elefante Sandro é permanecer no Zoológico de Sorocaba, mas logicamente, precisamos da revitalização já anunciada pela Prefeitura”, afirma o vereador. Fernando Dini defende melhorias nos recintos dos animais e a ampliação na área disponível ao elefante Sandro. Também defende que Sandro volte a ter a companhia de uma fêmea em Sorocaba.

Veja também

Fernando Dini leva prefeito e anuncia água para bairro na Sorocaba-Salto de Pirapora

Revitalização do acesso na rodovia SP-264 e regularização fundiária do Chácaras Ana Maria são outras ...

Deixe uma resposta