Home / Notícias / Em resposta ao vereador Fernando Dini, prefeitura afirma que diminuiu em 1 milhão o número de tiras reagentes para diabéticos

Em resposta ao vereador Fernando Dini, prefeitura afirma que diminuiu em 1 milhão o número de tiras reagentes para diabéticos

Em resposta a um requerimento encaminhado pelo vereador Fernando Dini (PMDB), a prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Saúde, confirmou que diminuiu em mais de 1 milhão o número de tiras reagentes que eram distribuídas para pacientes diabéticos. Em dois anos, o corte foi mais de 32%.

Em 2014, segundo o documento enviado ao parlamentar, foram distribuídas 3.170.329 tiras reagentes. Em 2016, com os cortes orçamentários sofridos, o número caiu para 2.135.150. “São cerca de 8 mil pacientes diabéticos, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde, que estão reféns dessa situação.”

A economia fez com que centenas de pessoas que utilizam o produto procurassem pelo vereador. “Sabemos das dificuldades econômicas pelas quais passam várias cidades do país, devido à forte crise. O que não se pode admitir, ao menos em Sorocaba, é que os cortes atinjam tão fortemente a área de saúde”, diz o vereador.

Ainda em resposta ao requerimento do vereador, a SES afirmou que a distribuição de seringas descartáveis teve um corte ainda maior. Em 2014, foram 2.396.474, contra 1.234.766 em 2016. Uma redução de 48%.

A Secretaria de Saúde ainda reconhece que, devido a esta racionalidade, podem ocorrer o desabastecimento temporário de algum medicamento ou insumo nas unidades de saúde do município. “O grande problema é que não há um prazo para a regularização de todo esse problema. Ele só será resolvido, segundo a administração municipal, de forma gradativa, conforme disponibilidade orçamentária”, explica.

Veja também

Racionamento deve economizar menos água do que volume perdido pelo Saae

Água perdida pelo próprio Saae de Sorocaba na distribuição daria para abastecer o dobro da ...

Deixe uma resposta