Home / Notícias / Diretor-geral da Conan é homenageado em sessão solene pelo vereador Fernando Dini

Diretor-geral da Conan é homenageado em sessão solene pelo vereador Fernando Dini

Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), o diretor geral da Conam, Walter Penninck Caetano, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

O diretor geral da Conam (Consultoria em Administração Municipal), Walter Penninck Caetano, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de terça-feira (16). A entrega da homenagem foi capitaneada pelo vereador Fernando Dini (MDB), que encampou projeto de decreto legislativo apresentado pelo então vereador Moacir Luis, ex-presidente da Câmara, propondo a concessão da honraria.

Presidida por Fernando Dini, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Marcelo Regalado, secretário da Fazenda, representando o prefeito Rodrigo Manga; desembargador João Cláudio Caldeira, do Tribunal de Justiça de São Paulo; ex-prefeito Paulo Mendes, representando o deputado federal Vitor Lippi (PSDB); ex-prefeito Flávio Chaves; ex-vereador Moacir Luís, autor da homenagem; e advogado criminalista Paulo Sérgio Leite Fernandes. O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) também esteve presente, entre outras autoridades e familiares e amigos do homenageado.

“Referência nacional” – O vereador Fernando Dini saudou o homenageado: “Palestrante, professor, consultor e assessor, Walter Penninck Caetano fundou uma empresa de consultoria que, ao longo dos anos, tornou-se uma referência nacional no âmbito da administração pública, orientando os gestores de municípios de todo o país” – afirmou Dini, na saudação ao homenageado. Por sua vez, o ex-vereador Moacir Luís lembrou que a Conam nasceu com a missão de proporcionar uma gestão eficiente aos municípios e cercou-se dos melhores especialistas em administração pública, contando, hoje, com mais de 200 colaboradores em diversas áreas.

As demais autoridades presentes na sessão solene também deram seu testemunho sobre a trajetória do homenageado, ressaltando a importância de seu trabalho em prol da eficiência da administração pública municipal, começando pelo advogado Paulo Sérgio Leite Fernandes, de 86 anos, amigo do homenageado.

Missão do político – O homenageado, Walter Penninck, gravou um vídeo de agradecimento à homenagem, falando de sua trajetória e de seus ideais e lembrando que sua primeira atuação como palestrante sobre administração pública se deu aos 26 anos, para uma plateia de mil pessoas, e na véspera nem conseguiu dormir, de tão nervoso: “Naquele momento, minha companheira de vida de mais de 60 anos, olhando-me firme nos olhos, disse: ‘Walter, você tem muito conhecimento e isso é tudo o que você precisa, vai em frente’. E lá fui eu. Hoje e sempre, sem filiação partidária, me dedico a orientar prefeitos e servidores públicos para que façam uma gestão pautada nos pilares da justiça e da igualdade social” – contou.

Para Walter Penninck, “o espaço para uma administração pública improvisada acabou e a realidade clama por administrações comprometidas com o equilíbrio fiscal”. Também discorreu sobre suas ligações com Sorocaba, que tiveram início em 1975, quando conheceu em Brasília o então deputado federal Teodoro Mendes (1941-2020), eleito prefeito de Sorocaba em 1976. Por fim, ao agradecer pessoalmente a homenagem, o diretor da Conam falou de sua emoção ao receber a homenagem, discorreu sobre a missão do político, enfatizando que a maioria dos políticos é honesta. “Tenho visto pessoas serem condenadas, com bens indisponibilizados, de forma injusta”, contou, dizendo admirar a coragem de quem se lança na vida pública e defendendo o planejamento como um dos pilares da gestão pública.

Dados do homenageado – Paulista de Ferraz de Vasconcelos, onde nasceu em 1944, Walter Penninck Caetano começou a trabalhar aos 13 anos como mensageiro na Prefeitura de sua cidade natal. Filho de Manoel Caetano, já falecido, e Edelvira Caetano, com 98 anos, é casado há mais de 60 anos com Maria Josefa Rodrigues Caetano, com quem teve quatro filhos; dois deles, Douglas Caetano e Fabian Caetano, integram a diretoria da Conam, empresa que fundou em 1979.

Economista e contabilista, com curso de extensão em Administração Financeira e Orçamentária para Setor Público pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (USP) e professor de várias instituições na área, integrou diversas comissões sobre temas como transparência na gestão pública e responsabilidade fiscal. Com base nessa experiência, fundou a Conam, em 1979, empresa especializada em oferecer consultoria técnica aos municípios brasileiros.

Veja também

Racionamento deve economizar menos água do que volume perdido pelo Saae

Água perdida pelo próprio Saae de Sorocaba na distribuição daria para abastecer o dobro da ...

Deixe uma resposta