Últimas notícias
Home / Notícias / Consumidor tem mecanismo de diálogo direto com empresas para reclamar

Consumidor tem mecanismo de diálogo direto com empresas para reclamar

O consumidor que se sentir lesado ou tiver dúvidas e reclamações em relação a algum bem, produto ou serviço, tem um instrumento virtual para conversar com a outra parte.

Lançada em 27 de junho de 2.014 pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) a plataforma consumidor.gov.br é um instrumento de diálogo e negociação entre consumidores insatisfeitos e empresas. Monitorada pelo Senacon, em parceria com o Ministério Público e unidades do Procon de todo país, a ferramenta é uma forma rápida de resolver conflitos de forma ágil e sem o desgaste que geralmente esse tipo de ocorrência gera se for conduzida por outros meios.

Em Sorocaba, o Procon local incentiva a utilização da plataforma como forma de desburocratizar o atendimento das reclamações e têm obtido ótimos resultados, tanto na adesão do sistema que em 2.015 recebeu 1.724 demandas e em 2.016 teve 4.429 registros; aumento de 156,90%. Nacionalmente o índice de resolutividade das ocorrências via sistema é de 80%. No município esse índice é mensurado somando os atendimentos presenciais e virtuais e chega a 83,77%. Para que exista essa relação entre as partes, é necessário que as empresas se cadastrem na plataforma do sistema, o que irá permitir todo um acompanhamento do desenvolvimento das demandas tratadas virtualmente.

A maior incidência de reclamações recebidas pelo Consumidor.gov.br tem sido de cobranças indevidas, cartões de créditos clonados produtos defeituosos, atrasos na entregas e outros elementos que ferem o Código de Defesa do Consumidor

Em Sorocaba, desde novembro de 2.016, após parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) com o Procon, as unidades das Casas do Cidadão abrigam equipamentos para os consumidores que não possuem internet em casa e que desejarem usar o serviço tenham acesso gratuito e orientado ao sistema.

Serviço:

Casas do Cidadão

Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Éden – Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden

Ipanema – Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

Ipiranga – Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga

Itavuvu – Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Nogueira Padilha Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Veja também

Sorocaba registra saldo positivo de empregos pelo quinto mês

Desempenho em maio foi de 1.849 vagas abertas com carteira assinada, conforme dados do Caged ...

Deixe uma resposta