Home / Adaptado, PL que proíbe fogos de artifícios em campeonatos municipais é aprovado

Adaptado, PL que proíbe fogos de artifícios em campeonatos municipais é aprovado

Foi aprovado em segunda discussão, na sessão desta quinta-feira (14), o Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício, sinalizadores, shows pirotécnicos com produtos inflamáveis ou com fogos e similares, em Ginásio de Esportes Municipais, Centros Esportivos Municipais e em campos de futebol quando se realizarem os Campeonatos Municipais de Futebol. A autoria é do vereador Fernando Dini (PMDB).

O primeiro projeto idealizado sobre o assunto pelo vereador foi vetado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), que apontou vício de iniciativa, além de proibir que mesmo a prefeitura faça uso dos fogos de artifícios, o que ocorre comumente em finais de campeonatos. Esse novo projeto mantém a proibição de porte de fogos de artifícios pelos torcedores, mas exclui os eventos oficiais promovidos pela administração municipal.

O objetivo é de ajudar na extinção da violência, principalmente nos campos de várzea. “É do conhecimento de todos que existem alguns maus torcedores que acabam se utilizando desses fogos artifícios contra outras torcidas rivais e até mesmo contra jogadores e árbitros em campo, promovendo assim a violência dentro do esporte, o que deve ser repudiado”, justifica o vereador.

Dini acredita que com a lei aprovada a incidência de brigas deve diminuir sensivelmente. “Não é a solução final para acabar com a violência, já que essa depende da consciência de cada um, mas certamente é um grande passo para que só tenhamos os jogos como principal assunto e interesse”, ressalta.

De acordo com o projeto de lei, quem for flagrado portando os objetos descritos por lei será multado em R$ 1 mil e o dobro, em caso de reincidência. “Não pretendemos dar ônus à ninguém, o que queremos é coibir a violência no meio esportivo. Acreditamos que dessa forma, os incidentes diminuirão sensivelmente, principalmente nos campos de várzea.”

Veja também

Onda de criminalidade faz vítimas no Jd. Cruzeiro do Sul e comunidade cobra forças de segurança e o vereador Fernando Dini

Joias, eletrônicos e outros pertences de valor foram levados das vítimas. O vereador Fernando Dini promoveu reunião ...

Deixe uma resposta