Breaking News
Home / Notícias / Vereadores de Sorocaba irão visitar a Barragem Palmital da CBA

Vereadores de Sorocaba irão visitar a Barragem Palmital da CBA

Em decorrência de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), que havia solicitado informações oficiais à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) sobre a situação das barragens que administra na Região Metropolitana de Sorocaba, está programada uma visita dos vereadores sorocabanos à Barragem de Palmital, na manhã desta sexta-feira, 8, às 9 horas. “O trágico rompimento da barragem de Brumadinho, com mais mortos e desaparecidos do que a tragédia de Mariana, não pode se repetir nunca mais e, para isso, temos de estar muito atentos à situação de nossas barragens. Por isso, enviei ofício à CBA solicitando informações sobre a situação das barragens que a empresa administra e, prontamente, a direção da empresa convidou os vereadores para conhecer a barragem”, explica Fernando Dini.

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 7, o presidente da Casa, Fernando Dini, estendeu a todos os vereadores o convite da CBA para a visita à Barragem Palmital, que deverá ter o acompanhamento de um engenheiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, a convite do presidente do Legislativo. Dini afirmou que além da visita, pretende também pedir laudos técnicos sobre a situação da barragem.

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, destacou a importância da visita dos vereadores a esta e outras barragens e disse que, em nome da comissão, formada também por Iara Bernardi (PT) e Vitão do Cachorrão (MDB), pretende solicitar laudos técnicos das barragens da região de Sorocaba, bem como promover uma audiência pública para discutir o assunto, com a participação de técnicos. A vereadora Iara Bernardi (PT) também ressaltou a importância do acompanhamento de técnicos.

A situação das barragens também preocupa o vereador Péricles Régis (MDB), que encaminhou ofícios à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) solicitando informações sobre licenças e cronograma das últimas ações de fiscalização realizadas pela Cetesb nas barragens, entre outros questionamentos. “Na região de Sorocaba, no município de Alumínio, há duas barragens com capacidade para mais de 30 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A barragem de Brumadinho tinha uma capacidade de menos de 13 milhões de metros cúbicos. Então, é preciso haver garantia de que não há possibilidade de rompimento nas barragens daqui, pois vimos o poder de destruição que os acidentes em Minas Gerais causaram às comunidades locais”, afirma Péricles Régis, que também enfatiza a importância da visita à barragem da CBA.

Fonte: Secom/ Câmara

Check Also

Vereador Fernando Dini pede por faixa elevada na Vila Assis

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), está solicitando à Urbes ...

Deixe uma resposta