Home / Notícias / Vereadores da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente fazem visita ao Lar Casa Bela

Vereadores da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente fazem visita ao Lar Casa Bela

Nesta semana, os vereadores que compõe a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de Sorocaba, fizeram uma visita ao Lar Casa Bela. Desde 2012, o local funciona como serviço social de acolhimento a um grupo de até 10 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, que são assistidas até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para a família substituta.

O objetivo da visita foi de conhecer as instalações, o trabalho desenvolvido, levantar alguns problemas e possíveis soluções para eles. “Hoje, o Lar funciona graças à abnegação de voluntários e um quadro de funcionários que são mantidos com a verba mensal obtida em contribuições. O papel desses profissionais é fundamental, já que trabalham com a reintegração da criança à família, após uma crise”, diz o vereador Fernando Dini, presidente da Comissão.

De acordo com as informações dos funcionários, os acolhidos são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e Juventude. Atualmente, a equipe seria formada por cinco cuidadoras, uma psicóloga, uma assistente social, uma coordenadora, um auxiliar administrativo, uma estagiária, um atendente de telemarketing e uma consultora da área técnica. “Eles ainda contam com um grupo de trabalho de convivência familiar, que é fundamental para fortalecer os vínculos entre os acolhidos e suas respectivas famílias, seja a mesma ou a nova”, lembra Dini.

Também existem voluntários que dão todo o suporte necessário nas áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Musicalização, Médica e Recreação. “Sorocaba deveria apoiar e contar com mais entidades como essa”, diz o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), membro da comissão.

Check Also

Dini questiona Prefeitura sobre conversão de multas em advertências por escrito

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), protocolou um requerimento direcionado à prefeita, ...

Deixe uma resposta