Home / Notícias / Vereador Fernando Dini sugere a criação do Programa “Censo Inclusão” em Sorocaba

Vereador Fernando Dini sugere a criação do Programa “Censo Inclusão” em Sorocaba

O vereador Fernando Dini (PMDB) está sugerindo ao prefeito José Crespo (DEM), através de requerimento, a criação do Programa “Censo Inclusão” em Sorocaba.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é de identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Com esses subsídios, podemos formular e executar políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social dessas pessoas”, afirma.

Dini ressalta a importância do estudo devido à população atual de quase 127 mil pessoas em Sorocaba que possuem algum tipo de deficiência, segundos os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através do Censo 2010. “Esses números oficiais ainda datam de sete anos atrás, o que nos traz a certeza de que essa população aumentou ainda mais e a necessidade do mapeamento seja ainda mais urgente”, diz.

De acordo com o vereador, o Censo poderá chegar por correio à casa de todos os sorocabanos, utilizando-se da mesma base de dados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “Os formulários também poderiam ser retirados em qualquer uma das Casas do Cidadão”, cita.

Dini ressalta a importância do Censo, sendo que através de contatos com associações, instituições e com as próprias pessoas com deficiência, percebe-se que a política pública voltada a eles ainda está muito a deseja. “A falta de informação também é grande. Por exemplo, empresas querem contratá-los como funcionários, mas não sabem quais são os passos a seguir, como seguir com a oficialização do contrato. Precisamos do Censo para debatermos com o prefeito José Crespo quais serão os principais gargalos a serem solucionados”, finaliza.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta