Home / Notícias / Vereador Fernando Dini solicita informações sobre adesão do município ao Projeto Olhar Brasil

Vereador Fernando Dini solicita informações sobre adesão do município ao Projeto Olhar Brasil

O vereador Fernando Dini (PMDB) está solicitando à prefeitura, informações sobre a adesão do município ao Projeto Olhar Brasil.

O projeto, instituído e regulamentado em 2012, é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivos identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticadas outras patologias em saúde ocular e necessitarem de intervenções.

De acordo com o parlamentar, o Projeto Olhar Brasil visa, ainda, contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. “O que queremos é apontar os benefícios do programa ao Poder Executivo e sugerir que, de acordo com as regras, o sorocabano também tenha o direito de participar desse programa nacional”, diz.

Dini ainda lembra que, para desenvolver o projeto, o recurso financeiro é liberado pelo Ministério da Saúde e custeado por meio do Faec (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), ou seja, por um recurso extra, específico para o Projeto Olhar Brasil, não onerando o teto de média e alta complexidade dos municípios.

CANOAS – Em Canoas (Rio Grande do Sul), o Projeto Olhar Brasil atendeu no primeiro mês de execução, 2.743 alunos. Desse total, 405 foram encaminhados para exame oftalmológico (14,7%). “É uma forma de identificarmos às crianças com problemas de visão e que, por diversas vezes, não reconhecem a deficiência visual, fazendo com que o índice de qualidade em seus estudos seja muito baixo”, finaliza Dini.

Check Also

Vereador Fernando Dini participa de feira de estudantes e pede mais políticas públicas voltadas aos jovens

Nesta sexta-feira (19) pela manhã, o vereador Fernando Dini (MDB) participou da abertura da 1ª ...

Deixe uma resposta