Home / Notícias / Vereador Fernando Dini propõe a criação do Banco de Medicamentos em Sorocaba

Vereador Fernando Dini propõe a criação do Banco de Medicamentos em Sorocaba

O vereador Fernando Dini (PMDB) criou um projeto de lei que pede a criação de um Banco de Medicamentos, constituído pela arrecadação de medicamentos doados por pessoas físicas ou jurídicas, a ser gerido pela Secretaria Municipal da Saúde. “Os medicamentos poderão ser doados em caixas fechadas ou fragmentados, devendo ser verificados por profissionais de saúde, que deverão checar o prazo de validade, o conteúdo e a classificação”, lembra o vereador.

Os remédios a serem doados para o banco específico ainda devem estar em bom estado de conservação, incluindo embalagem com bula e prazo de validade de 45 dias antes do vencimento. “O Banco de Medicamentos será destinado às pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, ficando a Secretaria Municipal da Saúde responsável em promover campanhas de esclarecimento e estímulo à doação de medicamentos, indicando os locais de arrecadação, classificação e distribuição”, diz Fernando Dini.

O objetivo do projeto de lei é de atender as pessoas menos favorecidas financeiramente e que se encontram numa posição delicada devido ao alto preço dos remédios indicados para o tratamento. “Normalmente compramos remédios para tratar alguma enfermidade e, com a saúde recuperada ainda restam comprimidos nas caixas e xaropes nos vidros. Ficam guardados no armário até perder a validade e acabam sendo descartados como lixo orgânico, podendo causar problemas ambientais”, ressalta o vereador.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta