Home / Notícias / Vereador Fernando Dini participa da entrega dos kits de brinquedos inclusivos e itinerantes

Vereador Fernando Dini participa da entrega dos kits de brinquedos inclusivos e itinerantes

Na tarde desta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Sorocaba participou da entrega de kits de brinquedos inclusivos para crianças com deficiência. Os brinquedos são desmontáveis e podem ser levados para vários locais da cidade. O evento foi realizado no CIEL (Centro de Integração de Esporte e Lazer), na Vila Santana, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB).

Adquiridos pela prefeitura, através da Semes (Secretaria de Esportes e Lazer), as gangorras, balanços, tirolesas e skate – todos adaptados – deverão atender entidades e projetos da própria Secretaria. “São equipamentos itinerantes, que poderão ser utilizados em vários parques e centros esportivos de Sorocaba, possibilitando que várias crianças com deficiência tenham não só o direito de brincar, como se confraternizar com as outras”, diz o secretário de Esportes, Simei Lamarca.

Já o presidente Fernando Dini comemorou os frutos que uma lei de sua autoria  – nº 10.796/2014 – está dando. “Essa lei foi revogada e substituída pela de nº 10.960, que mantém a obrigatoriedade do município em instalar brinquedos inclusivos junto aos playgrounds. A entrega dos equipamentos de hoje comprovam que, quando praticamos a boa política, beneficiamos a todos. Os brinquedos inclusivos vêm para diminuir o distanciamento das crianças com deficiência, inserindo-as na sociedade, valorizando-as, como deve ser feito”, diz.

Andrielle Moraes, responsável pelo projeto Lia (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), comemorou a batalha vencida. Nosso papel é esse: cobrar o Poder Público para a inclusão no brincar. Hoje eu tenho uma filha (Carolina) que não precisa dessas adaptações e que agora poderá brincar com meu filho mais novo (Gabriel) que depende desses brinquedos adaptados. Nossa vitória é essa interação, essa união entre as crianças”, finaliza.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta