Home / Notícias / Vereador Fernando Dini fala sobre o cancelamento do serviço de radioterapia em Sorocaba

Vereador Fernando Dini fala sobre o cancelamento do serviço de radioterapia em Sorocaba

 

O vereador Fernando Dini (PMDB) criticou o fim do serviço de radioterapia na Santa Casa de Sorocaba. O parlamentar tratou o assunto como “tragédia anunciada”, já que a pastilha de cobalto, utilizada para o tratamento tinha vida útil de 40 anos.

“São quatro décadas para se preparar para a compra de uma nova e ninguém prestou atenção nisso? Nenhuma medida preventiva foi tomada”, cita. “E o pior, conseguiram a substituição da pastilha, mas não o seu transporte. Ou seja, estamos anos luz das condições adequadas.”

Dini ainda ressalta a contratação de uma empresa e disponibilizou a complementação de radioterapia, com um investimento mensal de R$ 144 mil. “Em 10 meses, com esse dinheiro direcionado pela Secretaria do Estado, dava para comprar uma pastilha de cobalto por ano. É inadmissível que pessoas que estão hoje com câncer, sejam submetidas a essa completa falta de estrutura. Só quem luta contra essa doença sabe o quanto é agonizante se ver nesse tipo de situação”, diz.

O vereador ainda cobra um posicionamento das secretarias, frente ao problema. “Além de solucionar esse percalço da forma mais rápida possível, o Pode Executivo precisa se respaldar do cuidado para que essa falha não volte a acontecer na área que mais precisa de atenção de um governo, que é a saúde”, finaliza.

Confira no vídeo abaixo:

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta