Home / Notícias / Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei que institui as Feiras-Livres de Sorocaba como Patrimônio Cultural Imaterial

Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei que institui as Feiras-Livres de Sorocaba como Patrimônio Cultural Imaterial

O vereador Fernando Dini (PMDB) criou um Projeto de Lei que institui as feiras-livres de Sorocaba como Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo é de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas por esse tipo de comércio.

O parlamentar lembra que Sorocaba tem a tradição nesse comércio desde as Feiras de Muares, onde a cidade, por força de sua situação geográfica privilegiada, transformou-se no eixo geo-econômico entre as regiões norte e sul do Brasil. “Tem-se portanto, que a história das feiras-livres de Sorocaba teve início entre 1750 e 1897, passando a ser intimamente ligada ao tropeirismo”, diz.

A prática cultural sorocabana em comprar nas feiras perdura desde então, agregando valores e acomodações sociais resultantes do próprio desenvolvimento natural da sociedade. “As feiras-livres devem ser consideradas como patrimônio cultural a ser transmitido de geração em geração, preservando e valorizando sua prática que faz parte da própria história do desenvolvimento da cidade”, cita o vereador.

Veja também

Fernando Dini cobra regulamentação do recesso dos auxiliares de educação no município

Vereador salienta que ausência da norma dificulta organização das creches municipais no recesso escolar Por ...

Deixe uma resposta