Home / Notícias / Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças

Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças

O vereador Fernando Dini (MDB) criou um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças que deve ocorrer anualmente na quarta semana do mês de agosto.

O objetivo é divulgar, trazer reflexão e conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes com crianças no município de Sorocaba, por meio da promoção de ações, palestras, debates, eventos, audiências públicas, encontros, publicações e iniciativas em geral sobre o tema; em parceria com órgãos privados e públicos, em especial escolas, universidades, clubes de serviço, unidades de saúde, organizações não governamentais, veículos de comunicação e demais instituições.

Destituídas da experiência, cognição e capacidade física dos adultos, as crianças, infelizmente, estão sujeitas a determinados acidentes evitáveis. “Segundo a organização não governamental ‘Criança Segura Brasil’ (criancasegura.org.br), mais de 3 mil crianças morrem vítimas de acidentes no Brasil todo ano. Só em 2018, esse número chegou a 3.318. Desse total, mais de 50% das mortes corresponderam à faixa etária de 0 a 4 anos, ou seja, a cada 10 mortes de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, mais de 5 são de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos”, ressalta Dini.

O vereador ainda lembra que a semana também servirá para refletir, debater e dar publicidade às experiências e medidas voltadas a evitar ou mitigar os mais comuns acidentes com crianças, como sufocação, afogamento, atropelamento, queimadura, queda, intoxicação, descarga elétrica, disparo de arma de fogo, choque de veículos e outros. “A dor e o sofrimento causados por esses episódios impactam não apenas as próprias crianças, como também costumam marcar para sempre seus pais e familiares.”

Veja também

Fernando Dini – Retrospectiva 2020 – algumas ações como presidente da Câmara Municipal de Sorocaba

– Economia e devolução de R$ 29 milhões para a prefeitura utilizar principalmente em Saúde ...

Deixe uma resposta