Home / Notícias / Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei para conscientização sobre o descarte correto de lixo eletrônico
Electronic waste

Vereador Fernando Dini cria Projeto de Lei para conscientização sobre o descarte correto de lixo eletrônico

O vereador Fernando Dini (PMDB) criou um Projeto de Lei para instituir a Semana Municipal de Conscientização do Descarte de Lixo Eletrônico, em Sorocaba. “O lixo eletrônico virou um desafio no mundo inteiro, já que a indústria de eletroeletrônicos é uma das que mais cresce. Junto disso, está a dificuldade de reciclar materiais de produtos cuja a vida útil é programada para ser cada vez mais curta”, diz.

O parlamentar ainda ressalta que, de acordo com o Programa para o Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas), em todo o mundo, a quantidade de lixo eletrônico a ser descartado em 2017 chegue a 50 milhões de toneladas. “Na América Latina, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico: média de 1,4 milhão de toneladas por ano.”

A semana deverá ser realizada, anualmente, no mês de junho, nos dias que antecedem ou sucedem o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre no dia cinco do referido mês. “As instituições de ensino público e privado poderão realizar programação que incentive a educação e conscientização do tema, através de eventos e ações que envolvam toda a comunidade.”

Dini ainda ressalta o perigo do descarte desses materiais como resíduo convencional. “Como dentro de um produto eletrônico há metais pesados como Mercúrio, Cádmio, chumbo, se isso parar na rua, na beira de um rio, ou aterro clandestino, você tem uma contaminação do ambiente em volta.

Nesse contexto, ressalta o vereador, é importante promover ações que impactem e conscientizem os cidadãos sobre os males do descarte incorreto do lixo eletrônico, incentivando a criação de hábitos que ajudem na preservação do meio ambiente.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta