Home / Notícias / Vereador Fernando Dini cobra solução para abandono da Oficina Cultural Grande Otelo

Vereador Fernando Dini cobra solução para abandono da Oficina Cultural Grande Otelo

Através de um requerimento, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), está solicitando informações à prefeitura sobre a atual situação do prédio onde abrigou a Oficina Grande Otelo, na Praça Frei Baraúna.

O local está abandonado desde 2015, quando obras de restauros foram paralisadas. “Nós já sabemos do imbróglio que envolve a concessão do prédio, entre a prefeitura de Sorocaba e a Secretaria Estadual de Cultura. O que de fato estamos cobrando é uma solução definitiva para o problema”, diz o vereador.

Desde o começo do ano, a administração municipal tenta a concessão do imóvel junto ao Estado para que, através de uma parceria com a Acso (Associação Comercial de Sorocaba), o local seja revitalizado. “Estamos cobrando as informações da prefeitura e também da secretaria estadual, através dos deputados que temos nos representando na Assembleia Legislativa”, lembra o parlamentar.

Enquanto o impasse não é resolvido, Dini pede que a administração municipal cuide melhor do local, evitando a ação de vândalos e o uso de seu interior para o consumo de drogas e/ou esconderijo para bandidos. “Nossa assessoria esteve no local para fazer fotos do atual estado e é lamentável o cenário que foi encontrado. O único saldo positivo é que o acesso interno foi dificultado, ao menos momentaneamente”, ressalta.

Patrimônio Cultural – O antigo imóvel da Oficina Cultural Regional Grande Otelo possui uma área total de 1.300 metros quadrados e pertence ao Estado.

Construído em 1940 para abrigar o Fórum da Comarca de Sorocaba, o imóvel foi tombado em 2012 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) com grau de preservação 1, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 2018. Em 1994, foi transformado pelo Governo Estadual em Oficina Cultural.

As obras de restauro começaram em abril de 2014, e conforme o cronograma original, deveriam terminar em agosto de 2015. No entanto, foram paralisadas em maio de 2015.

Check Also

Feriado de 15 de agosto altera funcionamento de serviços públicos municipais de Sorocaba

Sorocaba comemora nesta quinta-feira (15) 365 anos de fundação, e, com o feriado prolongado até ...

Deixe uma resposta