Home / Notícias / Vereador Fernando Dini cobra solução para abandono da Oficina Cultural Grande Otelo

Vereador Fernando Dini cobra solução para abandono da Oficina Cultural Grande Otelo

Através de um requerimento, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), está solicitando informações à prefeitura sobre a atual situação do prédio onde abrigou a Oficina Grande Otelo, na Praça Frei Baraúna.

O local está abandonado desde 2015, quando obras de restauros foram paralisadas. “Nós já sabemos do imbróglio que envolve a concessão do prédio, entre a prefeitura de Sorocaba e a Secretaria Estadual de Cultura. O que de fato estamos cobrando é uma solução definitiva para o problema”, diz o vereador.

Desde o começo do ano, a administração municipal tenta a concessão do imóvel junto ao Estado para que, através de uma parceria com a Acso (Associação Comercial de Sorocaba), o local seja revitalizado. “Estamos cobrando as informações da prefeitura e também da secretaria estadual, através dos deputados que temos nos representando na Assembleia Legislativa”, lembra o parlamentar.

Enquanto o impasse não é resolvido, Dini pede que a administração municipal cuide melhor do local, evitando a ação de vândalos e o uso de seu interior para o consumo de drogas e/ou esconderijo para bandidos. “Nossa assessoria esteve no local para fazer fotos do atual estado e é lamentável o cenário que foi encontrado. O único saldo positivo é que o acesso interno foi dificultado, ao menos momentaneamente”, ressalta.

Patrimônio Cultural – O antigo imóvel da Oficina Cultural Regional Grande Otelo possui uma área total de 1.300 metros quadrados e pertence ao Estado.

Construído em 1940 para abrigar o Fórum da Comarca de Sorocaba, o imóvel foi tombado em 2012 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) com grau de preservação 1, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 2018. Em 1994, foi transformado pelo Governo Estadual em Oficina Cultural.

As obras de restauro começaram em abril de 2014, e conforme o cronograma original, deveriam terminar em agosto de 2015. No entanto, foram paralisadas em maio de 2015.

Foto: Luiz Polacco

Check Also

Presidente da Câmara participa de abertura da Expo CIEE

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), participou na manhã desta ...

Deixe uma resposta