Home / Notícias / Vacinação contra a paralisia infantil tem início na sexta-feira

Vacinação contra a paralisia infantil tem início na sexta-feira

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Área de Vigilância em Saúde, está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que neste ano tem início na próxima sexta-feira (14) nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Devem ser imunizadas todas as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, a vacinação vai começar um dia antes na cidade porque o Dia D da campanha cairá no próximo sábado (15), feriado de Aniversário de Sorocaba. “Como muitas pessoas podem viajar no fim de semana por conta do feriado decidimos antecipar a oferta da vacina: a partir da sexta-feira, as doses já estarão disponíveis nas UBSs, no horário normal de funcionamento de cada uma delas”, explica. “Além disso, a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste também será um posto de vacinação no domingo (16), das 7h às 19h, ampliando as possibilidades de oferta da vacina”, completa Fernandes.

No sábado (15), Dia D da Campanha, a vacinação será realizada nas 31 UBSs da cidade, das 8h às 12h; na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, também das 8h às 12h, e na UPH Zona Oeste, das 7h às 19h. A campanha prossegue até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, nas UBSs, em horário normal de funcionamento de cada uma delas.

Sorocaba tem 35.575 crianças na faixa etária alvo da imunização. A meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% deste total, o que na cidade corresponde a 33.796 crianças.

O Brasil realiza há 36 anos a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, estando livre do poliovírus desde 1990. Países da África e Ásia ainda registram casos da doença, o que justifica a necessidade de o País manter as campanhas de vacinação até que aconteça a erradicação mundial. Em São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio.

Fonte: Secom/ Silvia Arruda

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta