Home / Notícias / UPH Zona Norte volta a atender pediatria nesta quarta-feira

UPH Zona Norte volta a atender pediatria nesta quarta-feira

A Unidade Pré-hospitalar da Zona Norte, localizada na Avenida Itavuvu, volta a atender crianças nesta quarta-feira. Suspenso há pouco mais de três anos, o serviço pediátrico de urgências e emergências será retomado às 7h deste dia 1º de fevereiro e funcionará 24 horas, todos os dias da semana. A medida é um compromisso da atual administração municipal com a população daquela região da cidade e marca a volta do atendimento pediátrico em todas as unidades de urgência e emergência de Sorocaba.

Os plantões terão três médicos para o atendimento de crianças além de suporte de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por meio de processo seletivo a prefeitura contratou vinte médicos para esse serviço e também chamou enfermeiros aprovados em concurso para assumirem seus postos de trabalho. Outras medidas realizadas foram a adequação de escala para garantir as equipes de técnicos de enfermagem, reforço na recepção e ampliação da segurança.

Recursos materiais também foram providenciados, como a lista de medicamentos específicos da pediatria, mobiliário e materiais médicos próprios. Na estrutura, serão disponibilizados cinco leitos de observação para a pediatria, sendo que a UPH conta ainda com dois leitos de suporte para os casos de emergência.
Atualmente a UPH Zona Oeste (a maior da cidade) atende, em média, 300 crianças por dia e a expectativa para o novo serviço na UPH Zona Norte é de receber aproximadamente 180 pacientes diariamente. Casos que precisem de internação terão como referência o Hospital do Gpaci e o Hospital Santa Lucinda, exceto na área de ortopedia pediátrica, cuja referência é a Santa Casa. A destinação desses casos é feita pela Central de Regulação de Vagas, como já ocorre em outros serviços.

A volta da pediatria não promoverá nenhuma alteração aos atendimentos de adultos. Atualmente a UPH Zona Norte atende cerca de 450 a 500 adultos por dia.

Fonte: Secom

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta