Home / Notícias / UBSs oferecem tratamento para pessoas que desejam parar de fumar

UBSs oferecem tratamento para pessoas que desejam parar de fumar

A Secretária da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferece tratamento para os interessados em parar de fumar. O Grupo de Tabaco faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) que tem o intuito de reduzir o número de fumantes no Brasil e, consequentemente, a mortalidade e doenças associadas ao uso do cigarro.

O Grupo de Tabaco é realizado nas UBSs pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) que se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. As pessoas que fazem parte do grupo contam com acompanhamento de psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

A duração do tratamento é de um ano e além da medicação, a unidade pode incluir rodas de conversa, palestras, dinâmicas, práticas integrativas como auriculoterapia e relaxamento. Nos encontros também são disponibilizados folders educativos, que abordam temas voltados aos malefícios que o cigarro traz além das abordagens motivacionais.

Para ter acesso ao Grupo de Tabaco o interessado deve ir a uma das UBSs credenciadas para verificar a disponibilidade de vagas.

Unidades que oferecem o Grupo de Tabaco:

UBS Ulisses
UBS Cajuru
UBS Haro
UBS Barão
UBS Nova Sorocaba
UBS Nova Esperança
Caps Roda Viva

Fonte: Secom02

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta