Home / Notícias / UBSs oferecem tratamento para pessoas que desejam parar de fumar

UBSs oferecem tratamento para pessoas que desejam parar de fumar

A Secretária da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferece tratamento para os interessados em parar de fumar. O Grupo de Tabaco faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) que tem o intuito de reduzir o número de fumantes no Brasil e, consequentemente, a mortalidade e doenças associadas ao uso do cigarro.

O Grupo de Tabaco é realizado nas UBSs pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) que se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. As pessoas que fazem parte do grupo contam com acompanhamento de psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

A duração do tratamento é de um ano e além da medicação, a unidade pode incluir rodas de conversa, palestras, dinâmicas, práticas integrativas como auriculoterapia e relaxamento. Nos encontros também são disponibilizados folders educativos, que abordam temas voltados aos malefícios que o cigarro traz além das abordagens motivacionais.

Para ter acesso ao Grupo de Tabaco o interessado deve ir a uma das UBSs credenciadas para verificar a disponibilidade de vagas.

Unidades que oferecem o Grupo de Tabaco:

UBS Ulisses
UBS Cajuru
UBS Haro
UBS Barão
UBS Nova Sorocaba
UBS Nova Esperança
Caps Roda Viva

Fonte: Secom02

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta