Home / Notícias / UBS Maria Eugênia realiza mutirão de papanicolau neste sábado

UBS Maria Eugênia realiza mutirão de papanicolau neste sábado

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Eugênia, realizará neste sábado (9) um mutirão de coleta para o exame de papanicolau, e atenderá 24 mulheres que já foram agendadas durante os dias de semana. A ação tem o intuito de dar apoio, acesso e ofertar o atendimento para todas as mulheres que trabalham durante a semana.

A ação acontecerá, das 7h às 13h, e contará com uma equipe de quatro técnicos de enfermagem, uma enfermeira e dois administrativos. Além da coleta, haverá orientações e explicações relacionados a Saúde da Mulher, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, incentivar, prevenir e conscientizar.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

Fonte: Secom

Check Also

Presidente da Câmara prestigia lançamento oficial de gestão compartilhada na UPH Zona Norte

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Fernando Dini (MDB), e os vereadores Fausto Peres ...

Deixe uma resposta