Home / Notícias / Sorocaba cria “Tele Corona” para esclarecer dúvidas sobre a COVID-19

Sorocaba cria “Tele Corona” para esclarecer dúvidas sobre a COVID-19

Atendimento inicia nesta terça-feira (7) a partir das 8h30

Com o objetivo de tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus e evitar que pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade, e muitas vezes expondo-se, a Prefeitura de Sorocaba criou o “Tele Corona”. O novo canal começa a funcionar nesta terça-feira (7), das 8h30 às 16h30, pelo telefone 15-3238-2212.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o projeto contou com a parceria do Parque Tecnológico de Sorocaba que desenvolveu um sistema para auxiliar os atendentes. O sistema foi criado com a colaboração de orientações técnicas dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.

O “Tele Corona”, inicialmente, atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e terá oito atendentes. Parte desses servidores é da área da saúde. Todos foram capacitados por médico infectologista da SES, além da colaboração de demais servidores.

O serviço de atendimento remoto terá o suporte de um médico coordenador e outros profissionais da área da saúde para orientar os atendentes e também dar apoio para esclarecimentos necessários.

O telefonema

Durante o telefonema, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos como: sinais e sintomas; sinais de alerta e busca de serviço; formas de contágio, tratamento e prevenção; dúvidas sobre vacinação contra a gripe; isolamento domiciliar e etc.

O coordenador do “Tele Corona”, o médico Antônio Sérgio Ismael, deixa claro que o serviço não é um atendimento médico e nem uma consulta de telemedicina. “Não poderemos enviar atestados médicos e nem prescrever receitas de medicamentos. Se identificarmos a necessidade do paciente ir até uma unidade de saúde, orientaremos nesse sentido”, ressalta.

Ainda de acordo com Ismael, esse serviço será diferenciado da Ouvidoría, que serve para reclamação de assuntos em geral e atende pelo número 156.

Câmara acompanha ações de combate ao coronavírus

Criada recentemente, uma Comissão Especial da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, acompanha as ações da Prefeitura Municipal no combate à proliferação dos casos do coronavírus na cidade. Além dela, o presidente do legislativo, Fernando Dini (MDB) tem se posicionado de forma ativa na busca por soluções para pacientes e profissionais de saúde. Segundo Dini; “o momento é de união e de construção de canais de diálogo e frente de trabalhos entre os setores que estão atuando contra essa pandemia em nossa cidade, temos empenhado esforços no sentido de proteger os profissionais da saúde e ao mesmo tempo, oferecer atendimento de máxima qualidade para a nossa população”.

 

Com informações da SECOM-PMS

Check Also

Sorocaba receberá 1.600 casas de programa habitacional do governo estadual

Antiga revindicação do vereador Fernando Dini (MDB), Sorocaba deve ganhar mais 1.600 residências através de ...

Deixe uma resposta