Home / Notícias / Sorocaba tem a segunda etapa de vacina contra o HPV

Sorocaba tem a segunda etapa de vacina contra o HPV

As 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iniciaram na segunda-feira a aplicação da segunda dose da vacina contra HPV (papiloma vírus humano), que protege contra o câncer de colo de útero. A imunização é dirigida às meninas com idade entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina.

Em Sorocaba, um total de 14.093 meninas receberam a imunização durante a primeira etapa da campanha, superando a meta a ser atingida na cidade, já que o público-alvo, segundo a Secretaria da Saúde, é de 13.620 meninas dentro dessa faixa etária.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE) é necessário tomar a segunda dose da vacina para que a menina fique protegida. Por isso, ela lembra que se a garota que tinha 13 anos de idade quando tomou a primeira dose e agora completou 14, também deve tomar a segunda dose da vacina.

Do mesmo modo, as meninas que não tinham 11 anos em março, quando aconteceu a primeira etapa da campanha, mas que agora têm e não receberam a primeira dose também devem recebê-la a partir de segunda-feira. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na VE Sorocaba, pelo telefone 3339-9232, ramal 9281.

Votorantim

Em Votorantim, na primeira etapa da campanha contra HPV foram vacinadas 2.463 meninas com idade de 11 a 13 anos, o que correspondeu a 87,8% do público-alvo. Na cidade, a imunização será iniciada hoje em todas as treze Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para receberem a segunda dose da vacina, as jovens devem estar acompanhadas de um responsável e preferencialmente devem levar a carteira de vacinação.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta