Home / Notícias / Sorocaba se mobiliza contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado

Sorocaba se mobiliza contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado

A mobilização nacional contra o Aedes aegypti acontece neste sábado. Em Sorocaba, que é uma das 356 cidades-alvo, participarão 40 soldados do Exército, 20 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), 30 profissionais da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).

A operação começa às 8h e segue até as 14h, em regiões específicas dos bairros Jardim Sol Nascente, Jardim Monterrey, Paineiras e Cajuru. Autoridades ligadas a órgãos federais estarão nas cidades-alvo e Sorocaba receberá a visita do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. Em todo o País a ação, que é promovida pelo Ministério da Saúde, contará com a participação de 220 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Na área total da ação em Sorocaba estão 3.536 imóveis e a SES prevê que, aproximadamente, 2.500 recebam visitas das equipes mistas, pois há estimativa de que em média 30% das propriedades estejam fechadas ou desocupadas.

As equipes orientarão a população quanto à importância de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e eliminar os possíveis criadouros de larvas. Outro trabalho será o recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água, potenciais criadouros do mosquito.

“Todos devem participar”

O vereador Fernando Dini (PMDB) ressalta a importância de que todos participem, não só dos moradores das regiões onde haverá as ações. “Sorocaba precisa se mobilizar como um todo. Lógico que uma força-tarefa está direcionada aonde a incidência foi maior. No entanto, basta fazermos a nossa parte que já estaremos ajudando e muito, eliminando de nossa casa todos os criadouros possíveis do mosquito”, diz.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta