Home / Notícias / Sorocaba registra uma queimada a cada dois dias, nos últimos três anos

Sorocaba registra uma queimada a cada dois dias, nos últimos três anos

Em resposta a requerimento do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), a prefeitura afirma que foram registradas, de janeiro de 2017 a junho de 2019, 634 queimadas no município. O número equivale praticamente a uma queimada a cada dois dias.

Os números ainda podem ser mais altos este ano, se for levado em consideração que a resposta foi dada no primeiro semestre de julho de 2019, início do período seco que chega com as estações de outono e inverno. “De acordo com o documento enviado, a administração municipal garante que aderiu ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Operação Corta Fogo), mantendo uma brigada com quatro integrantes para atuar nas ocorrências”, diz o vereador.

De acordo com o relatório encaminhado pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente), em maio, o município chegou a registrar 51 casos de queimada em apenas um mês. “Os autos de infração estão sendo lavrados, mas ainda há uma necessidade urgente da conscientização de parte da população com relação a essa ocorrência, que ajuda e muito a piorar e aumentar o número de doenças respiratórias em Sorocaba”, lembra Dini.

O parlamentar lembra que as denúncias podem ser feitas ao telefone 156, site da prefeitura e até presencialmente. Nos últimos três anos, foram apenas 109 registradas. “É um número pequeno, se comparado ao número de ocorrências. A denúncia é fundamental para que os casos de queimadas sejam diminuídos.”

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta