Home / Notícias / Sorocaba pode retornar à fase amarela

Sorocaba pode retornar à fase amarela

Sorocaba avançou à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (7) pelo governador João Doria (PSDB). A atualização passa a valer a partir deste sábado (8). Na mesma data o Estado entra na nona prorrogação da quarentena, que agora vai até o dia 23 de agosto.

O avanço compreende as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. Esses municípios estavam na fase 2 (laranja) desde 13 de julho.

A decisão do governo estadual permitirá a reabertura com restrições de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica. Esses estabelecimentos estão fechados em Sorocaba desde 23 de março, data da decretação do período de quarentena na cidade.

O Plano São Paulo foi criado para estabelecer uma estratégia de retomar com segurança a economia durante a pandemia do coronavírus. Ele engloba todos os municípios do Estado.

Além da DRS de Sorocaba, outras oito regiões do interior do Estado evoluíram da fase vermelha para a amarela. De acordo com o governador, a queda no número de óbitos e internações por conta da Covid-19 permitiu o avanço das cidades no Plano SP. “O interior é a região que mais nos preocupava. Continua a preocupar, porém agora temos boas perspectivas e bons resultados”, afirmou Doria.

O governador destacou que a população deve continuar seguindo as medidas de segurança sanitária. “Isso não deve significar um relaxamento contra o coronavírus e as medidas de cuidados pessoais. Qualquer descuido pode ser fatal.”

Na fase 3 (amarela), o governo do Estado permite o funcionamento com atendimento presencial de bares e restaurantes em horário reduzido – 6 horas por dia. A capacidade de atendimento de cada estabelecimento será de 40%.

O mesmo acontece com salões de beleza e barbearias. Já os shoppings e comércios de rua terão a permissão de funcionar com até 40% da capacidade. Na laranja, é de apenas 20%.

 

(Jornal Cruzeiro do Sul)

 

 

Veja também

Fernando Dini – Retrospectiva 2020 – algumas ações como vereador e prefeito de Sorocaba

– Garantia da permanência da UPA do Éden – Pedido atendido na UBS Carandá, que ...

Deixe uma resposta