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Sistema para emissão de RG nas Casas do Cidadão muda na segunda-feira

As seis unidades da Casa do Cidadão funcionam já na segunda-feira (dia 30) com um esquema diferenciado no serviço de emissão de Carteira de Identidade (RG). A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), explica que, a partir dessa data, esse tipo de documento passará a ser emitido, exclusivamente, na unidade do Poupatempo de Sorocaba, que funciona ao lado do Terminal São Paulo. Nas Casas do Cidadão, estará disponível, exclusivamente, o agendamento do pedido.   

As Casas do Cidadão são responsáveis por menos de 20% das emissões de RG na cidade. O serviço está disponível desde 2008 nas Casas do Cidadão, como forma de facilitar e agilizar a vida do munícipe. A mudança foi definida após análise cuidadosa da situação, tendo em vista que a criação do Poupatempo supriu a maior parte da demanda do município. Enquanto por intermédio das Casas do Cidadão a espera pela emissão do documento leva, em média, quatro meses, no Poupatempo, um RG fica pronto num período de 3 a 4 semanas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, explica que o munícipe que não dispõe de acesso à internet poderá usar a estrutura da Casa do Cidadão para agendar o atendimento inicial no Poupatempo. “O Poupatempo está completamente equipado para prestar esse serviço, em termos de pessoal e equipamentos, inclusive oferecendo agendamento presencial, telefônico ou pela internet, o que resulta em um prazo muito menor de atendimento”, diz.

Auxiliar administrativa na Casa do Cidadão da avenida Nogueira Padilha, na Vila Hortência, Ana Paula Rodrigues disse que os funcionários orientam os cidadãos quanto ao prazo de entrega de emissão. “Em média, duas pessoas por dia nos procuram. Amanhã (dia 26) é o último dia para encaminhar por aqui a solicitação, mas já tem gente que prefere não dar entrada por aqui e ir direto ao Poupatempo”, comenta.

Nos guichês das Casas do Cidadão, além dos serviços relativos à Prefeitura, também são atendidas demandas referentes ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Urbes – Trânsito e Transportes. Os Correios e a CPFL Piratininga continuarão a prestar atendimento no local, com funcionários e equipamentos próprios, em espaço cedido pela Prefeitura.

 

Serviço:

Casas do Cidadão:

– Avenida Ipanema, 3.349, Vila Helena

– Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

– Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden

– Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga

– Avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

– Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

 

Poupatempo:

Rua Leopoldo Machado, 525 – Centro.

Telefone de contato: 0800-772-3633

Fonte: Secom

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