Home / Notícias / Sete medidas simples que ajudam a racionar o uso da água

Sete medidas simples que ajudam a racionar o uso da água

Com a escassez de chuva nas últimas semanas, é fundamental que façamos nossa parte, com medidas simples, que ajudam no racionamento d´água e permite que todos tenham acesso ao abastecimento. Confira sete dicas importantes:

Tomando Banho – Evite banhos demorados e use o sabonete e o xampu com o chuveiro fechado. O chuveiro aberto por 15 minutos gasta 90 litros de água. Em um banho de 5 minutos, o gasto cai para 30 litros de água.

Escovando os dentes – Abra a torneira para molhar a escova. Feche e só abra de novo para enxaguar a boca. Se deixar a torneira aberta por três minutos, a pessoa irá gastar 13,5 litros de água. Por um minuto, o consumo é de 4,5 litros.

Lavando roupas e louças – Feche a torneira, enquanto estiver ensaboando. Só abra quando for enxaguar as peças.

Utilizando o vaso sanitário – Descargas representam 25% do consumo doméstico. Regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga. Descarga comum tem pressão única e consome seis litros. Na dupla, pode-se optar por uma pressão menor, com gasto de três litros d’água, e pela pressão maior, quando são gastos seis litros.

Lavando as mãos – Use o sabonete com a torneira fechada. Só abra quando for enxaguar.

Limpando as calçadas – Usar vassoura e balde ao invés da mangueira é uma maneira eficaz de economizar água. Para quem não tem ideia, usar a mangueira por 10 minutos representa uma desperdício de 200 litros de água. Já com o balde, serão gastos apenas 10 litros.

Encontrando vazamentos – Observe as torneiras, boias de caixa, registros etc. Isso pode representar 25% do consumo de água.

Fonte: O Globo

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta