Home / Notícias / Sessão Solene marca os 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, o Estadão

Sessão Solene marca os 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, o Estadão

A Câmara Municipal, por iniciativa do presidente Fernando Dini (MDB), realizou, na manhã deste sábado (06), uma Sessão Solene em homenagem aos 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida como o Estadão. O evento contou com a parceria da Associação Comercial de Sorocaba e aconteceu no salão nobre da própria instituição de ensino, com a presença de autoridades, alunos, ex-alunos e professores, e também profissionais que trabalham no colégio, considerado um dos mais tradicionais de Sorocaba.

“A intenção dessa cerimônia é não apenas resgatar, mas ajudar a preservar a história desta escola que é um patrimônio de Sorocaba e que participou da formação de muitas gerações da nossa cidade”, afirmou o vereador Fernando Dini. O presidente do legislativo também destacou o momento que serviu para o reencontro de pessoas que estudaram no Estadão e afirmou que é preciso lutar para trazer de volta o prestígio dos professores nas escolas.

Ex-aluno do Estadão, o empresário Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial de Sorocaba, também defendeu a valorização dos professores. Foi dele a ideia de realizar a homenagem aos 90 anos da escola após visitar as instalações do colégio  e encontrar vários problemas estruturais. “É preciso dar publicidade das necessidades da escola, que é muito importante para a história da cidade, mas não apenas na questão do prédio, mas principalmente olhar para os professores”, disse.

Construído em 1928, o Estadão foi a primeira escola da cidade a contar com ensino secundário e na sequência inaugurou também o ensino normal, para formação de professores primários. Foi esse curso que atraiu o ex-vereador Waldomiro de Freitas para Sorocaba. “Estudei no Estadão durante três anos, de 1965 a 1967, onde me graduei no Normal. Hoje a minha felicidade é enorme por ter feito parte das três entidades envolvidas nessa homenagem, a escola, a Câmara e a Associação Comercial”, disse.

Pela escola passaram também dez alunos que mais tarde seriam prefeitos de Sorocaba, entre eles Paulo Mendes, Vitor Lippi e o atual chefe do executivo, José Crespo, que prestigiaram o evento. “O Estadão representou uma alavanca expressiva na formação profissional de Sorocaba”, lembrou Mendes. Já Lippi falou do sentimento de gratidão pela escola. “Não é o prédio, mas os alunos e professores que nos dão motivo para orgulho”, disse.

O prefeito José Crespo, que estudou na Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque de 1966 até 1973, conta que os melhores momentos da vida dele foram vividos no colégio, ao lado de colegas e professores. “Por isso, vou lutar para trazer melhorias para a escola junto ao Estado, que é o responsável por essa instituição”, frisou.

 Durante a cerimônia, os convidados assistiram um vídeo produzido pela TV Câmara Municipal narrando um pouca da história da instituição de ensino, e também puderam acompanhar a apresentação da aluna Mariana Barros de Campos, que tocou músicas clássicas em flauta. Na sequência, o presidente da Câmara entregou à diretora atual do Estadão, Arlete Veloso Dias, uma placa com os votos de congratulações do legislativo pelos 90 anos da escola.

“É uma grande responsabilidade administrar essa escola tão importante para a cidade e que hoje conta com mais de 2.600 alunos. É um patrimônio que precisa ser preservado e essa iniciativa da homenagem contribui para isso”, destacou a diretora, que também é ex-aluna do Estadão. Arlete Dias contou que para realizar o evento foi preciso algumas melhorias, como reforma hidráulica em banheiros e reparos no telhado. “Esse prédio foi construído por uma campanha da sociedade e hoje é preciso uma nova ação. Alguns ex-alunos nos ajudam, mas precisamos de todos que puderem colaborar”, avisa.

Transmissão ao vivo – A Sessão Solene em homenagem ao aniversário do Estadão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, nos canais a cabo e pelo sinal aberto digital. Essa foi a primeira vez que a emissora realizou uma cobertura em tempo real fora do prédio do Legislativo. “Era preciso um evento onde as histórias se encontrassem e essa oportunidade foi hoje, com a homenagem aos 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque e a primeira transmissão ao vivo da nossa TV”, explicou Dini.

Check Also

Presidente Fernando Dini reitera isenção e compromisso do Legislativo com a cidade de Sorocaba

O presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), anunciou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, ...

Deixe uma resposta