Home / Notícias / Semana do Jovem Eleitor vai até quinta-feira em Sorocaba

Semana do Jovem Eleitor vai até quinta-feira em Sorocaba

Os cartórios eleitorais de Sorocaba realizam até esta quinta-feira (19) a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, campanha que visa incentivar os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, a emitirem o título de eleitor e participarem das próximas eleições municipais, que acontecem no ano que vem. Na cidade, apenas 0,4% dos 446.229 eleitores aptos a votar são compostos por pessoas dessa faixa etária — são 426 eleitores de 16 anos e 1.626 de 17 anos. O índice está abaixo da média estadual, que é 0,6%.

De acordo com o chefe de cartório da 343ª Zona Eleitoral, João Lima, as pessoas de outras idades também devem aproveitar o período para antecipar a regularização de sua situação eleitoral, evitando transtornos no período final de alistamento no caso, entre abril e maio de 2016. Como exemplo ele cita que também está sendo feito o cadastramento biométrico, que ainda não será obrigatório no pleito de 2016 em Sorocaba. “No entanto, estamos adiantando esse procedimento”, afirma o chefe de cartório.

Para todos esses procedimentos (exceto a emissão de certidão de quitação eleitoral), que exigirão o cadastramento biométrico, a recomendação é que o atendimento seja agendado com antecedência por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br). Em Sorocaba, os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Praça da Maçonaria, sem número, na Vila Independência. Nesta sexta, não haverá expediente por conta do Dia da Consciência Negra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 148.

Fonte: Jornal Cuzeiro do Sul

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta