Home / Notícias / Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nas UBSs

Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nas UBSs

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, deu início nesta terça-feira (8) à segunda etapa de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) junto a meninas com idades entre 9 e 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina este ano.

Para aplicação da segunda dose, basta que os pais levem suas filhas a qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, durante horário de funcionamento de cada uma delas, para receber a segunda dose. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.

Entre março e abril deste ano, 4.803 meninas foram imunizadas em Sorocaba (35,71% do público-alvo no município). A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira após cinco anos. De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Renata Guida Caldeira, é necessário tomar a segunda dose da vacina para que a menina fique protegida.

Também poderão ser vacinadas as garotas com 13 anos, 11 meses e 29 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. No entanto, meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose poderão receber a segunda e dar continuidade ao esquema vacinal.

Neste ano, a vacinação foi ampliada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos infectadas pelo HIV, que por sua vez devem procurar o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), que fica na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência.

Fonte: Secom

Foto: Alexandre Lombardi/ Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta