Home / Notícias / Secretário garante reforma completa de três escolas municipais

Secretário garante reforma completa de três escolas municipais

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Sorocaba esteve reunida na tarde desta segunda-feira com o secretário municipal de Educação, José Simões. O encontro foi na sala de reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba. Fazem parte da comissão, o vereador Fernando Dini (PMDB – presidente), Pastor Apolo (PSB – membro) e Rodrigo Manga (PP – membro).

Dentre outros assuntos em pauta, Simões garantiu aos vereadores que três grandes reformas serão realizadas nas escolas municipais Achilles de Almeida, Flávio de Souza Nogueira e Matheus Maylasky. O grande problema, segundo o secretário, está relacionado com o período em que as obras tomarão conta das escolas. “Em um primeiro momento, as obras devem acontecer no segundo semestre. Porém, estamos negociando para que sejam feitas em janeiro, durante as férias escolares, para que as três escolas estejam prontas e sejam entregues até julho, agosto de 2015”, diz.

De acordo com Simões, o período também facilitaria todo o trabalho de transferência temporária de alunos, para que as obras possam ser realizadas. “Os desenhos das reformas já foram aprovados e as obras entrarão em processo de licitação”, cita.

Creches – Sobre o questionamento do vereador Fernando Dini sobre o cadastro único e vagas em creche, Simões afirmou que “cabe ao município dar a vaga”, seja a creche perto ou longe da residência da criança. “A vaga ser distante de casa não é um problema. É uma oportunidade de resolver o esse problema a médio prazo”, diz o secretário de Educação.

Simões ainda afirmou que o grande gargalo de vagas em creches está na faixa etária de 0 a 1 ano (Berçário e Creche 1). A espera dos pais pode chegar até um ano. Já as das Creches 2 e 3 têm tempo médio de espera de 30 dias. “Acreditamos que, com a inauguração que está por vir de mais cinco creches, até o final do ano, esse problema estará praticamente sanado”, cita. O déficit atual ultrapassa as 2 mil vagas, segundo o próprio secretário.

CEI 54 – Com relação aos problemas relatados pela Comissão de Educação da Câmara, relativa ao CEI 54 (Professora Sônia Aparecida Machado), Simões garantiu que a unidade também passará por reforma, com previsão de início para 2015.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Simões também alegou que a não estão tirando auxiliares das salas de aula que cuidam da Educação Especial, como denunciado por alguns pais aos vereadores. “O que acontece é que tínhamos 500 alunos no ano passado dessa forma e atualmente temos 1.300. Sem o número total de funcionários crescer (permanece 68), não temos como conter a demanda dobrada”, explica.

ESCOLA BONITA – O secretário ainda relatou que a prefeitura acertou a contratação de uma empresa, após licitação, para a formação de 20 equipes, que farão parte do projeto “Escola Bonita”. “Essas equipes farão a manutenção das escolas, realizando pequenos reparos, para que as unidades sejam sempre preservadas em bom estado”, finaliza.

O vereador Fernando Dini garantiu que a Comissão estará fiscalizando de perto todas as garantias e projetos citados pelo secretário para que as ações sejam realmente colocadas em práticas o quanto antes. “Sorocaba hoje enfrenta um grande problema com relação às vagas em creches e falta de estrutura nas escolas municipais. Portanto, não podemos fechar os olhos e ficar esperando que tudo aconteça de uma maneira fácil. Já agendamos uma nova reunião, para daqui 15 dias, para quantificarmos o que foi falado, o que está sendo feito e o que será colocado em prática”, diz o presidente da Comissão.

Veja também

Fernando Dini recebe comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

O capitão Kleber do Vale, comandante do 1º Subgrupamento do 15º Grupamento do Corpo de ...

Deixe uma resposta