Home / Notícias / Secretaria da Saúde prepara mutirões para consultas e exames

Secretaria da Saúde prepara mutirões para consultas e exames

A Secretaria da Saúde de Sorocaba está trabalhando na organização de mutirões de atendimentos para reduzir a fila de espera por consultas e exames na rede. A Policlínica Municipal de Especialidades sediará um mutirão no próximo dia 03 de junho para 376 atendimentos médicos, exames e procedimentos cirúrgicos agendados. Outra estratégia com o mesmo objetivo, porém com a capacidade para 4 mil atendimentos mensais, levará os mutirões aos bairros em uma proposta de descentralização das especialidades. Para este serviço, a Secretaria da Saúde assinou contrato na semana passada e a previsão de início dos atendimentos é no mês de julho.

O mutirão da Policlínica terá a segunda edição do ano e ocorrerá no dia 03, das 7h às 13h. Serão ofertadas consultas médicas com especialistas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia do adulto, urologia, cardiologia e pré-natal de risco. Os exames oferecidos serão de espirometria e ultrassonografia e também estão previstos procedimentos cirúrgicos. Os pacientes que aguardam na fila por esses atendimentos serão contatados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde são cadastrados.

A Secretaria da Saúde pede aos pacientes que não possam comparecer na data marcada que não confirmem o agendamento porque, em caso de falta, o atendimento é desperdiçado. “No mutirão que realizamos em fevereiro, tivemos 15% de faltas, encerrando uma hora antes do previsto devido à ausência de pacientes que haviam confirmado que compareceriam”, ressalta o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno. Confirmar o atendimento e faltar significa prejudicar outra pessoa que poderia ser atendida, desperdiçar o recurso e ainda contribuir para que fila de espera não seja reduzida.

Levantamento atualizado aponta que a fila de espera por consultas de especialidades médicas na rede municipal da saúde é de 38.141 atendimentos, principalmente acumulados nos últimos anos (desde 2013). Já na área de exames, a demanda reprimida atual é de 37 mil atendimentos (desde 2014). Para reduzir de maneira mais objetiva essa demanda, a solução encontrada pela Secretaria da Saúde foi a contratação do serviço. O contrato prevê a instalação de três arenas para atendimentos em bairros. A primeira etapa já está em fase de planejamento, no Jardim São Guilherme e as outras duas unidades ficarão em outros pontos considerados estratégicos para o acesso da população.
Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta