Home / Notícias / Rinite: veja como controlar e se livrar desse incômodo

Rinite: veja como controlar e se livrar desse incômodo

Para muitas pessoas sintomas como congestão nasal, coceira, espirros e  coriza indica  apenas uma gripe, mais algumas vezes não e tão simples  assim. Quando recorrentes  podem ser características de uma rinite  alérgica.

 Causas da Rinite

 Tudo acontece na respiração, quando são inaladas substâncias na maioria  das vezes  inofensivas outras vezes agressivas são elas: poeira, bactérias,  vírus, pólen, ácaros e etc. Após isso o corpo libera substâncias (incluindo  histamina) isso causa sintomas  alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco.

Essa possibilidade de desenvolver ou não alergias é algo freqüentemente passado para as próximas gerações de uma família. Seu o seu pai ou sua mãe são alérgicos, é provável que você também seja. A chance aumenta se sua mãe tem alergias.

Diagnostico da Rinite

Seu médico realizará um exame físico e fará sobre os sintomas. O histórico dos sintomas é muito importante, incluindo a variação ou não dos sintomas de acordo como horário ou a estação e também a exposição a animais ou a outros alérgenos. O teste de alergias pode revelar substancias especificas que desencadeiam os seus sintomas, esse teste geralmente é feito na pele é o método mais comum para testar alergias.

Tratamento Rinite

O tratamento a rinite é composto por três pontos fundamentais: higiene ambiental, tratamento por medicamento e vacina antialérgica.

– A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com as substâncias que desencadeiam os sintomas.

– Já sobre os medicamentos um tipo funciona preventivamente e outro apenas alivia os sintomas.

– Quando os dois tratamentos citados acima são falhos temos o uso de vacina antialérgica. Esse tratamento é longo,  porém quando feito corretamente, diminui a sensibilidade do doente as substâncias ao qual era alérgico.

Prevenção Rinite

A melhor forma de tratar a rinite alérgica é com a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes e substâncias que desencadeiam a crise a rinite

É preciso saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu, e muitas vezes pequenas medidas trazem grandes resultados.

– Evitar poeira doméstica e os ácaros.

– Evitar agentes e substâncias irritantes.

– Retirar tudo que possa juntar poeira em sua casa.

– Tapetes, carpetes, cortinas são locais para alojamento de ácaros e poeira. Procure ter pisos lisos pois são muito fáceis de limpar e não abrigam ácaros.

– Tapetes finos e pequenos que possam ser lavados são mais práticos, cortinas leves fáceis de ser lavadas são ideais.

– Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e no chão, se possível diariamente.

– Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.

– Procure sempre arrastar os móveis para evitar o mofo.

Em caso de duvidas procure um otorrinolaringologista especialista em alergias.

Fonte: Cuide de sua saúde

Veja também

Fernando Dini recebe comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

O capitão Kleber do Vale, comandante do 1º Subgrupamento do 15º Grupamento do Corpo de ...

Deixe uma resposta