Home / Notícias / Recife confirma primeira morte causada pelo chikungunya

Recife confirma primeira morte causada pelo chikungunya

O hospital da Restauração, no Recife, confirmou o primeiro caso brasileiro de miosite aguda causado pelo vírus chikungunya. Danielle Santana, de 17 anos, da aldeia indígena pernambucana de Xucururu, foi a primeira pessoa morta em decorrência da miositeno Brasil.

Segundo a equipe médica do hospital, só há registro de mais quatro casos de miosite ligada à chikungunya em todo o mundo, sendo que dois dos pacientes morreram. A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor do Zika e da dengue.

A miosite é uma inflamação nos músculos que causa fraqueza muscular, da qual normalmente não se sabe a origem, mas em alguns casos raros pode ser ocasionada por medicações, por alguns vírus e protozoários. A condição pode causar dificuldade para subir escadas, andar, levantar os braços e provocar quedas com frequência.

Com sintomas que poderiam ser de dengue, chikungunya ou zika, Danielle buscou primeiramente o hospital do município de Pesqueira, próximo da aldeia onde mora. Com a evolução do quadro, ela foi transferida para um hospital de Caruaru, no interior de Pernambuco. Em seguida, quando chegou ao Hospital da Restauração, referência em neurologia, já estava em estado grave e passou oito dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI).

Fonte: Terra

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta