Home / Notícias / Publicada revogação de lei que normatiza construções em trecho da Rua da Penha

Publicada revogação de lei que normatiza construções em trecho da Rua da Penha

Foi revogada a Lei Municipal 337, de 22 de setembro de 1953, que trata de alargamento de trecho da Rua da Penha, no Centro. A Lei 11.456, que revoga a norma anterior, é de autoria do vereador Fernando Dini (PMDB) e foi publicada na edição desta sexta-feira, 9, do Jornal Oficial do Município de Sorocaba.

A lei revogada previa que as novas construções no lado par da Rua da Penha, no trecho compreendido entre as Ruas Padre Luiz e Professor Toledo, deveriam ser recuadas até perfazer um recuo de 15 metros e autorizava a Prefeitura a desapropriar, de forma amigável ou judicial, os imóveis que não cumprissem a norma.

Segundo Fernando Dini, a Lei 337 já estava revogada, na prática, desde o Código de Arruamento de 1966, mas, pelo fato de não ter sido revogada legalmente, as certidões dos imóveis continuam ostentando o carimbo de “passíveis de desapropriação”, o que atrapalha a comercialização do imóvel.

Aprovado em 11 de outubro último, o projeto de lei foi vetado pelo Executivo, mas o veto foi rejeitado na sessão de 1º de dezembro, sendo a lei promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez (PSDB), conforme preveem a Lei Orgânica do Município (artigo 46, parágrafo 8º) e o Regimento Interno da Casa (parágrafo 4º do artigo 176 da Resolução nº 322, de 18 de setembro de 2007).

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta