Home / Notícias / Projeto que amplia acesso à mamografia é aprovado no Senado

Projeto que amplia acesso à mamografia é aprovado no Senado

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) aprovou esta semana um projeto que amplia o acesso à mamografia. Atualmente, a legislação garante o exame gratuito de mamografia pelo Sistema Único de Saúde para as mulheres acima de 40 anos de idade. No entanto, uma portaria do Ministério da Saúde de 2013 limitou a mamografia como instrumento de prevenção apenas para as mulheres entre 50 e 69 anos. A decisão do governo dividiu a opinião de especialistas e também parlamentares.

Para tentar permitir o diagnóstico precoce do câncer de mama, o projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais assegura a mamografia na rede pública a todas as mulheres a partir de 40 anos, sem a necessidade de indicação médica.

O relatório do senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, ainda amplia o acesso para pacientes com menos de 40 anos com sinais da doença e histórico familiar, desde que haja pedido médico. Dário Berger ainda destacou a votação da proposta durante a campanha Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2014 foram diagnosticados cerca de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil. A doença é a principal causa de morte entre as mulheres brasileiras. O texto deve ser votado novamente pela Comissão de Assuntos Sociais.

Fonte: Senado

Veja também

Fernando Dini recebe comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

O capitão Kleber do Vale, comandante do 1º Subgrupamento do 15º Grupamento do Corpo de ...

Deixe uma resposta