Home / Notícias / Procon orienta consumidor sobre a greve dos Correios

Procon orienta consumidor sobre a greve dos Correios

O consumidor que contratou ou que vier a contratar serviços dos Correios, como a entrega de encomendas e documentos, e não os receber, tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Nos casos de danos morais ou materiais pela falta ou má prestação do serviço, cabe também direito à indenização por meio da Justiça, devendo o consumidor procurar um advogado, ou buscar socorro junta a Defensoria Pública.

A indicação é do Procon Sorocaba, diante da greve da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), deflagrada em algumas cidades paulistas na última quarta-feira (16).

Segundo o diretor do órgão, Domingos Paes Vieira Filho, além da própria empresa pública, aquelas que comercializam produtos pelo sistema de entrega domiciliar também são responsáveis por fazer chegar as compras e encomendas aos seus clientes, de acordo com o prazo contratado. No caso de fornecedores, ou bancos, que enviam cobrança por correspondência postal há a obrigatoriedade de oferta de outra forma de pagamento viável ao consumidor. “Essas instituições têm que prever as várias faces dessa relação e devem disponibilizar os documentos pela internet, diretamente em sua sede, aceitar depósito ou transferência, por exemplo”, explica Domingos.

Mesmo assim, ele chama a atenção do consumidor quanto ao cuidado para os vencimentos de boletos e faturas, ou qualquer outra cobrança normalmente recebida vias correios: a greve não isenta o consumidor de efetuar o pagamento.

Se não receber boletos bancários e faturas, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora antes do vencimento e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.

Para quem não tem condições de ir pessoalmente a uma das unidades Procon, é possível contar com orientação e consulta pelos telefones 0800 148029 e (15) 3333-2550.

Anote os endereços do Procon:

 

Atendimento Presencial

Unidade Central

Rua Nogueira Martins, 513, Centro

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)

 

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Unidade Campolim

Avenida Antônio Carlos Comitre, 295

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Atendimento por Telefone

0800.148.029 (ligação gratuita)

(15) 3231.1138

(15) 3233.7498

Fonte: Secom

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta