Home / Notícias / Presidente da Câmara trata do tema cidades inteligentes com empresários israelenses

Presidente da Câmara trata do tema cidades inteligentes com empresários israelenses

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu, na manhã desta quarta-feira, 26, empresários israelenses da área de desenvolvimento tecnológico que apresentaram ao presidente do Legislativo sorocabano exemplos de projetos de cidades inteligentes, já desenvolvidos em cidades como Guadalajara, no Estado de Jalisco, no México.

Fernando Dini tratou do tema com os empresários Julian Bergmann, gerente geral da empresa de consultoria Berg&Co; Ricardo Kanterewicz, CEO da Berkant Ltda.; e Avraham Gelberg, empresário radicado há anos no município e mais conhecido como Avi Goldberg, embaixador voluntário de Israel em Sorocaba e diretor geral da Syl Sistema de Freios, empresa com sede no bairro de Aparecidinha. Eles estiveram acompanhados pelo diretor-chefe da Promotoria Econômica da Prefeitura de Sorocaba, Manoel Davi Korn de Carvalho. “Esse é um tema que muito me fascina. É o futuro, mas um futuro que já chegou. Todo gestor precisa ter consciência de que o futuro é agora e que as instituições públicas ou privadas devem estar preparadas para incorporar essas novas tecnologias”, afirmou Fernando Dini, que, como ex-secretário municipal de Segurança e Defesa Civil lembrou que Sorocaba já conta com algumas tecnologias das cidades inteligentes, que precisam ser aprimoradas.

Em conversa com os líderes empresariais, Dini enfatizou que a Câmara Municipal está se preparando para o cenário das cidades inteligentes, cujo impacto já se faz sentir no cotidiano de muitas cidades, inclusive em Sorocaba. Também lembrou que, na última segunda-feira, 24, a Escola do Legislativo promoveu uma palestra sobre cidades inteligentes, proferida pela professora da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Regiane Relva Romano, responsável pelo projeto Smart Campus, desenvolvido na universidade.

Parceria público-privada – O empresário Avi Gelberg desenvolve trabalhos dedicados à comunidade judaica e já foi presidente do Clube A Hebraica, de São Paulo, no período de 2015 a 2017, considerada a maior entidade judaica da América Latina. Juntamente com os demais empresários que visitaram a Câmara Municipal, Gelberg defendeu a importância de parcerias público-privadas para desenvolver projetos de cidades inteligentes – premissa que também foi defendida pelo presidente do Legislativo sorocabano.

Dini ressaltou que, na concepção e execução de uma cidade inteligente, a integração entre os diversos setores da administração pública, de todas as esferas, é essencial para o sucesso do projeto. “Quando secretário de Segurança e Defesa Civil, fiz parceria, por exemplo, com a Polícia Civil para combater o furto de veículos, oferecendo o aporte tecnológico da Guarda Municipal para solucionar esse tipo de crime”, observou, enfatizando que, sem essa integração, não é possível oferecer a resposta que o cidadão necessita.

Os empresários reconheceram a importância dessa integração por parte dos órgãos públicos e observaram que o sistema que oferecem tem justamente essa função de integrar os órgãos públicos e privados no gerenciamento da cidade, com a participação direta do cidadão, que se torna uma espécie de sensor do sistema, alimentando-o com informações acerca de diversos aspectos do cotidiano da cidade, como trânsito, veículos, problemas viários, como buracos nas ruas, entre outros.

Ao término da visita, da qual participou, no final, o vereador Engenheiro Martinez (PSDB), Fernando Dini fez questão de colocar os veículos de comunicação da Casa à disposição do embaixador voluntário de Israel e da comitiva de empresários, juntamente com o representante da Prefeitura, visando aprofundar e divulgar o conceito de cidades inteligentes.

Check Also

Dini questiona Prefeitura sobre conversão de multas em advertências por escrito

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), protocolou um requerimento direcionado à prefeita, ...

Deixe uma resposta