Home / Notícias / Prefeitura oferecerá equoterapia para pessoas com deficiências, medida reivindicada por Dini

Prefeitura oferecerá equoterapia para pessoas com deficiências, medida reivindicada por Dini

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento físico e mental de pessoas com necessidades especiais, a Prefeitura de Sorocaba firmou convênio com o Centro de Equoterapia Aziz, que oferece esse tipo de terapia alternativa realizada por meio de cavalos. A informação é do Executivo em resposta a requerimento do vereador Fernando Dini (MDB), que havia solicitado a implantação no município dessa alternativa terapêutica.

Em seu requerimento, Dini observou que “a equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento ou acompanhamento de pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo e crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração”.

O vereador destacou que a Lei Federal 13.830, de 13 de maio de 2019, instituiu a prática da equoterapia, entendida como um “método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência”. Dini observa, ainda, que a equoterapia é um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. “Inclusive já existe projeto de lei no plano federal visando obrigar o SUS a fornecê-lo mediante prescrição médica”, acrescenta.

Em resposta ao requerimento de Fernando Dini, o Executivo, por meio de ofício do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, explica que a Prefeitura, em decorrência de mandados judiciais, vem oferecendo o serviço de equoterapia mediante convênio com empresas. Em novembro do ano passado, por meio de pregão eletrônico, o Centro de Equoterapia Aziz sagrou-se vencedor do processo licitatório e irá oferecer atendimento a aproximadamente 40 pacientes.

Check Also

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Sorocaba

Fernando Dini (MDB) havia cobrado a imunização contra a gripe para todas as pessoas em ...

Deixe uma resposta