Home / Notícias / Prefeitura faz reunião com moradores de área de risco de Brigadeiro Tobias para debater soluções

Prefeitura faz reunião com moradores de área de risco de Brigadeiro Tobias para debater soluções

A reunião com a prefeitura é importante para sabermos quais passos serão dados em relação às melhorias, aumentando a esperança de quem espera uma solução para um problema crônico de anos. Essa aproximação do Poder Público é bem-vinda e fundamental”. A frase é da dona-de-casa Márcia Mantoani, uma das moradoras de uma área de risco de alagamento do bairro Brigadeiro Tobias.

Ela foi uma das participantes do encontro que a prefeitura, através da Seplan (Secretaria de Planejamento), organizou na tarde desta quarta-feira (28), no Salão de Vidro do Paço Municipal, para debater soluções que sejam efetivas e definitivas para essas famílias. Também estão envolvidas no evento a Sesdec (Secretaria da Segurança e Defesa Civil), Serpo (Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras), SGC (Secretaria de Gabinete Central), Saae (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), Urbes – Trânsito e Transporte, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o vereador Pastor Apolo.

Em 19 de dezembro de 2017, pelo menos sete casas de uma mesma rua em Brigadeiro Tobias foram atingidas e parcialmente destruídas pela força das águas da chuva. “O que queremos mostrar aqui é que a prefeitura de Sorocaba está empenhada na resolução dos problemas dessa área e que, com a união das secretarias, chegaremos a um consenso, a uma solução plausível que atenda a todos os moradores”, diz o secretário da Seplan, Luiz Fioravante.

O secretário da Sesdec, Fernando Dini, ressaltou o trabalho que já vem sendo desenvolvido no local e reafirmou a disponibilidade da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil em prol dos moradores. “Brigadeiro Tobias é um bairro que cresceu muito nos últimos e precisa do acompanhamento do Poder Público para que esse desenvolvimento seja feito de forma ordenada. Qualquer impacto ambiental, por exemplo, precisa ser revisto com o objetivo de se evitar consequências crônicas, como enchentes e o alagamento, que pudemos comprovar pessoalmente, ocorrido em dezembro do ano passado”, cita.

O secretário da Serpo, Fábio Pilão, reafirmou o compromisso da secretaria em apoiar todas as ações que serão desenvolvidas para a melhoria do bairro. “Estamos à disposição dos moradores para resolver tanto os problemas emergenciais encontrados, quanto os que demandarem ações a médio e longo prazos”, diz.

O comandante do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), Antônio Valdir, afirmou que a fiscalização da Patrulha Ambiental da Polícia Militar vem atuando sobre os empreendimentos habitacionais daquela região e que estão atuando com o rigor da lei aos que não estão cumprindo todas as regulamentações. “É uma forma que temos de preservar o crescimento ordenado do bairro sem que haja prejuízos ambientais e que seu resultado prejudique a população”, explica.

Confira também

Centros Esportivos de Sorocaba vão passar por reformas

Os Centros Esportivos de Sorocaba (CE) vão ganhar cara nova. Com o objetivo de promover ...

Deixe uma resposta