Home / Notícias / Prefeitura está recuperando a região do Éden e Cajuru

Prefeitura está recuperando a região do Éden e Cajuru

A Prefeitura de Sorocaba mobilizou suas equipes para atender rapidamente a grande demanda de serviços que estavam sendo solicitadas pela população dos bairros Éden e Cajuru. A Unidade Básica de Saúde (UBS) e escolas municipais daquela região passam por reforma e o bairro também já recebeu a ação “Cidade Bonita”.

No início de janeiro, a região do Éden e Cajuru apresentava uma intensa carência, que englobava mato alto, entulho acumulado, vias esburacadas, com as escolas e a UBS necessitando de reparos. A sensação dos moradores da região era de abandono, fruto da falta de ações e investimentos nos bairros nos últimos anos. Juntos, os dois bairros constituem o Distrito Industrial de Sorocaba, somando aproximadamente 50 mil habitantes, fora aqueles que frequentam a região para atividades profissionais e de lazer.

Visando melhorar o bem estar dos moradores e frequentadores da região e preocupado com possível comprometimento de um atendimento de qualidade, a Prefeitura de Sorocaba mobilizou as secretarias de Conservação, Serviços e Obras; Meio Ambiente, Parques e Jardins; Educação e Saúde para o rápido levantamento das necessidades, viabilidade das ações e execução dos serviços.

Melhorias realizadas

Entre as melhorias que estão sendo realizadas, a UBS do Éden passa por manutenção que abrange a revisão no telhado e fiação elétrica, pintura, substituição das caixas d’água, tratamento das trincas e troca de vidros danificados. A UBS Éden atende a uma área de abrangência com população estimada em 23 mil pessoas. No ano de 2016 a unidade realizou uma média mensal de 1,2 mil consultas médicas, entre atendimentos de clínica geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria, tornando-a uma das mais procuradas da cidade. O investimento na reforma dessa UBS está orçado em R$ 155.484,33 e a previsão é que seja concluída até junho.

As unidades escolares dessa região que apresentavam problemas estruturais também estão passando por manutenção que inclui drenagem de água fluvial, substituição de telhado danificado e muro de contenção de talude. Ao todo, nessa região são atendidos mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino.

Cidade bonita

Na segunda quinzena de março foram realizados os serviços de recape e tapa buracos que eram essenciais para melhoria das vias. A Operação “Cidade Bonita” recolheu aproximadamente 90 toneladas de entulho na região.

Um dos problemas encontrados foi o mato alto, nesses 100 dias do atual governo foram realizados 320.000 m² de roçagem que se espalhava pelas avenidas, praças, áreas verdes, áreas de lazer, campo de futebol e próprios municipais e 45 podas de árvores.

A Prefeitura de Sorocaba tem consciência de que melhorando a infraestrutura, propicia melhores condições de vida aos munícipes, abre também oportunidades de novos negócios e crescimento da região. Com as ações efetuadas pelo poder público, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda acredita que o Distrito Industrial se tornará mais atrativo para receber novos investimentos e empresas, melhorando também o índice de geração de emprego e renda na cidade.

Fonte: Secom/ Prefeitura de Sorocaba

Veja também

Fernando Dini questiona suporte às aulas online

Sabemos que todos estamos em fase de adaptação por conta da pandemia. São trabalhos home ...

Deixe uma resposta