Home / Prefeitura decreta situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue

Prefeitura decreta situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio declarou situação de emergência em Sorocaba devido ao acentuado número de casos de dengue confirmados na cidade neste ano: até o dia 28 de janeiro, já são 547. A medida tem como objetivo controlar uma iminente epidemia, com base nos indicadores epidemiológicos da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

decreto possibilitará a ampliação do atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue na cidade, pois permite agilizar eventuais aquisições de serviços e bens indispensáveis, como materiais e equipamentos para o combate ao mosquito Aedes aegypti; contratação de pessoal, ampliação de jornada de profissionais envolvidos, dentre outros.

Prevenção é fundamental

Segundo dados do novo boletim epidemiológico da dengue, divulgado excepcionalmente nesta quinta-feira (29), desde o início deste ano, até o dia 28 de janeiro, já foram confirmados 547 casos de dengue na cidade. Deste total, 487 são autóctones e 60 importados. Para se ter uma ideia da dimensão da situação atual da dengue em Sorocaba, em 2014, durante o ano todo, foram registrados 469 casos.

Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. É preciso que os munícipes confirmem ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

No caso de uma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), ela deve procurar imediatamente a UBS mais próxima de sua residência. O mais importante é se hidratar bastante e não se automedicar, pois isso pode até piorar o quadro do paciente.

Fonte: Secom

Check Also

Câmara Municipal de Sorocaba terá o Programa Jovem Aprendiz

A Câmara Municipal de Sorocaba passa a contar com o Programa Jovem Aprendiz, oferecendo aos ...

Deixe uma resposta