Home / Notícias / Playground inclusivo é aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito

Playground inclusivo é aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito

O Projeto de Lei que pede pela instalação de playground inclusivo em todos os parques de Sorocaba foi aprovado em segunda discussão na Câmara de Vereadores. Agora, ele segue para a sanção do prefeito. “São brinquedos que podem ser usados por crianças com e sem deficiência física, promovendo não só a acessibilidade, mas também a integração entre elas”, explica.

De acordo com o projeto de lei, os brinquedos deverão ter obrigatoriamente design inclusivo, atendendo deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, de forma que as crianças possam se divertir com o máximo possível de autonomia e integração. “É uma forma de interação entre as crianças que tem como objetivo evitar qualquer tipo de discriminação ou diferença entre elas”, diz.

O sistema já é aplicado em outras cidades, como no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “Batizado carinhosamente de ‘Brinquedão’, o playground possui rampas com inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas. Os brinquedos desenvolvem o equilíbrio, força e estímulos sensoriais, ajudando no desenvolvimento das crianças”, diz o vereador.

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta