Home / Notícias / Playground inclusivo é aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito

Playground inclusivo é aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito

O Projeto de Lei que pede pela instalação de playground inclusivo em todos os parques de Sorocaba foi aprovado em segunda discussão na Câmara de Vereadores. Agora, ele segue para a sanção do prefeito. “São brinquedos que podem ser usados por crianças com e sem deficiência física, promovendo não só a acessibilidade, mas também a integração entre elas”, explica.

De acordo com o projeto de lei, os brinquedos deverão ter obrigatoriamente design inclusivo, atendendo deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, de forma que as crianças possam se divertir com o máximo possível de autonomia e integração. “É uma forma de interação entre as crianças que tem como objetivo evitar qualquer tipo de discriminação ou diferença entre elas”, diz.

O sistema já é aplicado em outras cidades, como no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “Batizado carinhosamente de ‘Brinquedão’, o playground possui rampas com inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas. Os brinquedos desenvolvem o equilíbrio, força e estímulos sensoriais, ajudando no desenvolvimento das crianças”, diz o vereador.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta