Home / Notícias / O que é a Defesa Civil? Quando devemos acioná-la?

O que é a Defesa Civil? Quando devemos acioná-la?

A Defesa Civil é um colegiado formado por representantes de diversos órgãos, empresas e pessoas que agem em situações de emergência.

Podemos entender como “situação de emergência” aquela em que vida de pessoas estão ou podem vir a estar em situação de risco e que alguma coisa deve ser feita para salvar ou preservar as vidas.

O colegiado é um grupo formado por pessoas que naquela situação de emergência representam órgãos públicos, entidades, empresas e mesmo representam a si mesmos.

Não há necessidade de se ter estabelecido uma estrutura formal de Defesa Civil. Se numa situação de emergência, aqueles que deveriam estar não estiverem no local, qualquer pessoa pode fazer parte da Defesa Civil e passar a agir em nome dela.

QUANDO ACIONAR A DEFESA CIVIL

A Defesa Civil DEVE ser acionada toda vez que a vida humana estiver em risco em uma situação de emergência e que alguma coisa precisa ser feita para salvar, preservar ou resgatar estas vidas, seja um acidente, um desastre ou outra situação qualquer.

Você não precisa ser especialista em enchentes, desabamentos, explosões, desastres ou incêndios. Se você acha que alguma coisa ruim pode acontecer e que vidas humanas correm algum tipo de risco, então deve acionar a Defesa Civil.

Em questão de minutos, a Defesa Civil vai enviar ao local um especialista no assunto (enchente, incêndio, desbarrancamento, trombada, engavetamento, vendaval, tornado, tsunami, etc.) que vai orientar as pessoas sobre os riscos e alternativas. Para isso, a Defesa Civil mantém um cadastro com os nomes e telefones dos especialistas e também os recursos especiais (guindastes, holofotes, tratores, submarinos, etc. com o telefone das empresas que podem emprestar ou alugar) que eventualmente possam ser necessários em uma situação de emergência.

Lembre-se que a Defesa Civil tem poderes para “requisitar” o que for necessário não importando se é de algum órgão governamental ou empresa particular.

Se você mora em uma área de risco (favela, barranco, brejo, beira de rio, etc.) pode montar um Núcleo de Defesa Civil – NUDEC específico para a sua comunidade.

 

 

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta