Home / Notícias / No dia dela, aprenda como plantar uma árvore!

No dia dela, aprenda como plantar uma árvore!

Hoje, Dia 21 de Setembro, é comemorado o Dia da Árvore, porém, plantar uma árvore não é tão simples como parece. Não basta cavar um buraco e jogar uma árvore nele. Você pode plantar uma muda ou uma semente, mas as duas opções exigirão cuidados especiais. Se você deseja que a árvore que está plantando tenha uma vida longa e saudável, vale a pena conferir as dicas abaixo.

  1. Escolha o momento certo do ano para o plantio da árvore. Não plante no final da primavera ou no verão, pois o calor contribui para o estresse da planta, podendo matá-la. Mas tudo depende do tipo de árvore que está plantando, pois cada uma tem necessidades diferentes.

Plant a Tree Step 1.jpg
  1. 1

     

    • A melhor época para plantar uma árvore é no outono ou no início da primavera. Assim ela terá todo o verão para crescer e acostumar-se com o ambiente ao seu redor.

    • Certas árvores não se desenvolvem muito bem se plantadas no outono. É o caso de carvalhos e vidoeiros brancos.
  2. Plant a Tree Step 2.jpg
    2

    Verifique se há uma regulamentação municipal para a escavação de buracos. Esse cuidado é para evitar danos a cabos e tubulações subterrâneas.

  3. Plant a Tree Step 3.jpg
    3

    Escolha uma árvore que vá adaptar-se bem ao clima, ao espaço disponível e às características peculiares da região onde você mora. O ideal é plantar espécies nativas da região, as quais serão mais fáceis de cuidar e não representam uma ameaça como outras espécies potencialmente invasivas.

    • Pesquise espécies nativas de sua região. Se você está disposto a plantar uma espécie não nativa, leve em conta o fato de que ela pode se tornar invasiva e prejudicar o ecossistema da região.
  4. Plant a Tree Step 4.jpg
    4

    Prepare o buraco. Pegue uma pá adequada e cave um buraco que tenha de 4 a 5 vezes a largura da raiz, mais do que o suficiente para ela se encaixar, e deixe espaço para que ela cresça e se ramifique sem problemas. Não há necessidade de cortar as sobras, se houver, pois elas vão crescer sem danificar o torrão (bloco de terra e raízes que vem junto com a muda) durante o plantio.

    • Tente cavar o buraco com um pequeno “monte” de terra no centro do buraco onde a árvore vai ficar. O buraco deve ser um pouco mais fundo nas bordas e ter um monte de terra no centro, deixando o torrão mais elevado que o resto. Esta diferença na altura evita que o torrão fique em contato direto com a água, ou seja, faz a água escorrer para as bordas, que são mais fundas.
    • Isso é muito importante, pois uma das principais razões da árvore morrer é por “afogamento”, ou seja, a árvore está recebendo muita água e o torrão está diretamente em contato com uma poça d’água. A árvore deve sobressair do solo a uma altura decerca de 1 centímetro. Isto impede que a água se acumule na base do tronco da árvore, o que faz a árvore apodrecer.
    • Use garfo de jardim para deixar a terra ao redor do buraco mais fácil para as raízes se espalharem.
  5. Plant a Tree Step 5.jpg
    5

    Prepare a árvore para o plantio. Essa etapa é necessária para garantir que a árvore sobreviva. O processo é um pouco diferente para uma árvore pequena e uma árvore de grande porte:

    • Se for uma árvore pequena, então você pode virá-la de cabeça para baixo com cuidado para tirá-la do vaso. Você também pode cortar o recipiente de plástico para removê-la.
    • Se a árvore é maior e vier envolta com uma rede ou um saco, você pode precisar usar uma tesoura grande ou uma faca afiada para cortar a embalagem. Evite manusear a árvore solta. Coloque a árvore no buraco, e em seguida, corte o saco e corda ao redor do tronco da árvore, deixando a cesta de arame.
    • O objetivo é manter a terra o máximo possível em torno das raízes; mover a árvore mais do que o absolutamente necessário pode facilmente fazer com que o ar entre nas raízes e secá-las, mesmo dentro do torrão.
  6. 6

    Plante sementes. Se você decidir usar sementes, é preciso que ela germine, plantando-a na época certa e tomando os cuidados especiais que ela exige. Plantar com sementes demora um pouco mais do que usar mudas.

    • É necessário usar o método da escarificação, o qual consiste em fazer uma rachadura na casca da semente para permitir que a água penetre e que o processo de germinação comece. Uma alternativa é a estratificação a frio, o qual imita o processo do final do inverno e expõe a semente a condições mais frescas e úmidas.
    • Uma vez que as sementes germinam normalmente, plante-as em vasos separados ou em uma bandeja própria para acomodar mudas pequenas. As características das sementes variam de acordo com a árvore; daí a importância de seguir as instruções corretamente. Após germinarem, transfira as mesmas para um local mais iluminado e ventilado.
    • Isto significa que um pessegueiro vai ter um ritmo de crescimento e exigir uma rotina de cuidados diferentes do limoeiro, por exemplo.

Parte 2 de 2: Plantando a Árvore

  1. Plant a Tree Step 6.jpg
    1

    Coloque a árvore dentro do buraco com cuidado. Ele não deve ser fundo e nem raso demais. O nível de terra no vaso deve ser mais ou menos o mesmo que o nível do solo. Não enterre a coroa (onde o tronco começa a virar raiz) e nem deixe as raízes expostas.

    • É possível colocar o cabo da pá atravessando o buraco de um lado para o outro para ver se a coroa está nivelada com o solo, antes de encher o buraco com terra.
  2. Plant a Tree Step 7.jpg
    2

    Use um pouco de adubo ou estrume adubado se necessário. Se o solo que você vai usar não é muito fértil, é de qualidade tipo argila ou se tem a consistência de poeira ou areia, a adição de adubo ajudará bastante a árvore no começo da vida.

    • Aterre 3/4 do buraco com a terra existente, e 1/4 com adubo.
    • Resista à tentação de usar um fertilizante comercial, pois ele tende a estimular demais a árvore, diminuindo as chances de que ela seja saudável a longo prazo. Uma grande vantagem para as árvores novas é uma mistura orgânica que inclui micorrizos, fungos benéficos que melhoram a absorção de nutrientes do solo. Também pode incluir fosfato de rocha, um “melhorador” natural do crescimento da raiz.
    • Dê atenção extra a árvores frutíferas. Adicionar adubo é essencial se você está plantando uma árvore produtora de frutos. Aterre 2/3 do buraco com a terra natural e 1/3 com adubo para cada fruta.
  3. Plant a Tree Step 10.jpg
    3

    Regue a árvore recém-plantada. Deixe a terra ficar mais compacta, aterre o solo restante e regue novamente. Isto irá eliminar bolsas de ar. Regue com cerca de 3 litros e meio para cada 15 cm de altura da árvore.

    • Depois de plantar a árvore, espere dar uma hora. Volte e regue mais uma vez.
  4. 4

    Continue regando suas árvores pelos primeiros anos, enquanto elas ainda estão se adaptando às novas condições. Dependendo do clima e da região, elas precisarão ser regadas semanalmente até que suas raízes estejam estabelecidas. Para formar raízes profundas, regue profundamente. Um fio longo e lento de água regará mais profundamente do que uma rajada rápida d’água. Vale lembrar que raízes profundas ajudam suas árvores a resistirem a secas e ventos. Deixe o solo secar, pelo menos um pouco, cada vez que vocês regar.

  5. Plant a Tree Step 11.jpg
    5

    Use uma cobertura de adubo, terra e palha. Cubra o buraco de plantio com cerca de 2,5 cm a 8 cm de madeira ou folha de palha desfiada. Mantenha a cobertura a uma distância de cerca de 5 cm a 8 cm do tronco ou ele vai apodrecer. Procure também não cobrir demais. Alguns centímetros são suficientes para manter a umidade necessária e dificultar o crescimento de ervas daninhas. Cubra um círculo fora da linha de gotejamento, mais ou menos na mesma largura que as folhas da árvore.

    • Uma cobertura bem visível também ajuda as pessoas a lembrar de não pisar ou utilizar objetos cortantes muito perto da árvore.
  6. Plant a Tree Step 13.jpg
    6

    Use estacas para apoiar a árvore se necessário, por aproximadamente um ano. É muito importante que a estaca seja amarrada com uma folga para não machucar o tronco. Remova as estacas uma vez que as raízes tenham se estabelecido; isso leva cerca de um ano. Uma estaca protege a árvore contra ventos fortes e pode também ajudar a lembrar as pessoas a contornar a árvore e não passar por cima dela.

  7. Plant a Tree Step 15.jpg
    7

    Aproveite e curta sua árvore à medida que ela cresce ao longo dos anos com sua família e amigos. Aprecie a sua sombra e beleza e agradeça a si mesmo por colocar outra árvore no mundo.

 

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta