Home / Moradores da Zona Leste podem se inscrever ao Mutirão de Castração de animais

Moradores da Zona Leste podem se inscrever ao Mutirão de Castração de animais

Os moradores da Zona Leste de Sorocaba terão a oportunidade de agendar, mesmo durante o feriado de Páscoa (dias 3, 4 e 5), de agendar um horário para castrar gratuitamente cães e gatos no mutirão que acontecerá durante o mês de abril naquela região. As inscrições podem ser feitas na sede do Lions Clube Sorocaba Leste, das 9h às 13h. O agendamento continuará na segunda-feira (6), das 9h às 12h e das 14h às 19h.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), o Mutirão de Castração visa reduzir a população de animais abandonados e promover a prevenção de zoonoses, além da melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Os bichos de estimação também receberão um microchip.

O início do programa acontecerá no dia 7 de abril, às 8h30, também na sede do Lions Clube Sorocaba Leste. Poderão ser castrados animais de pequeno, médio e grande porte, com pelo menos seis meses de vida.

Para a inscrição, o cidadão deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. O Lions Clube Sorocaba Leste está localizado na Rua Ailton Antonio Sola, 71, no Jardim Moncayo. Mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

 

Sobre a iniciativa municipal

Para o mutirão, a Prefeitura de Sorocaba contratou uma empresa especializada. A equipe técnica será formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos que atuarão em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.

A previsão é atender 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato. A média de atendimento será de 150 animais por dia. 

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravamento de doença do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

 

Bairros atendidos

Nesta primeira etapa, que acontecerá até junho, serão castrados animais domésticos de moradores dos seguintes bairros: Árvore Grande, Jardim João Gutierres, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Julia Martinez, Rancho Dirce, Jardim Alpino, Jardim Mathilde, Residencial Vilazul, Jardim Bandeirante, Jardim Martinez, Vila Alice, Jardim Barros França, Jardim Moncayo, Vila Arruda, Jardim Bouganville, Jardim Nelisa/Gutierres e Vila Augusta.

Também serão beneficiados os moradores do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Novo Bandeirante, Vila Buenopólis, Jardim das Estrelas, Jardim Paraíso, Vila Haro, Jardim do Sol, Jardim Pellegrino, Vila Marques, Jardim Dulce, Jardim Piratininga, Vila Mencacci, Jardim Gonçalves, Jardim Prestes de Barros, Vila Rodrigues, Jardim Granja Olga I, Jardim Granja Olga II, Jardim Granja Olga III, Jardim Redenção, Vila Santa Cruz, Jardim Vila São Domingos, Vila Santa Theresa, Jardim Village Saint Claire, Vila São Pedro, Jardim Horizonte de Sorocaba, Jardim Village Vert, Vila Senger, Jardim Ipê e Parque Chácara Ondina.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta